Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Iluminação Automática de Baixo Custo – Como fazer e quais materiais usar

iluminação3
341 Flares Twitter 0 Facebook 341 Google+ 0 341 Flares ×

Hoje em dia lidamos com situações em nossa residência em que fica claro uma necessidade de aplicação e instalação de mecanismos automatizados, seja por motivos de segurança ou comodidade como acender lâmpadas, ligar e posicionar câmeras de segurança, eletrificar cercas elétricas ou fechar e abrir portões, isso evitaria gastos desnecessários com instalação de uma série de interruptores e até mesmo caixas de passagem.

Como montar um Quadro de Distribuição
Como fazer a instalação de um disjuntor residual
Lampadas de Led

Sobretudo para aqueles que estão preocupados em tornar a sua construção ou residência um local mais simples e otimizado existe um processo de baixo custo e confiável onde se pode automatizar a iluminação residencial utilizando um sensor de presença, relé fotoelétrico e minuteria.

Como a iluminação externa de edifícios, casas e estabelecimentos comerciais possuem necessidades diferentes ficará ao seu cargo decidir junto a profissionais eletricista ou aos instaladores responsáveis o quanto de cada dispositivo seria necessário para o perfeito funcionamento da automatização.

Sabendo dessas informações prévias, vamos saber mais um pouco sobre cada item dessa iluminação automática.

Iluminação automática com Sensor de Presença

iluminação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O sensor de presença é um dispositivo de detecção que funciona a partir de um sinal infravermelho que consegue captar o calor do corpo humano, quando esse passa na região que o sensor cobre, fazendo o mecanismo reagir mudando o sinal elétrico interno que faz as lâmpadas ligadas ao sistema ligarem.

Hoje existem diversos tipos de sensores no mercado com formato e design diferentes, cabe a você escolher comprar oque mais se adeque as suas necessidades, a dica é procurar o mais discreto possível.

Como já falado, este dispositivo pode ser utilizado junto a minuteria, eles são ideais para espaços em que não se utiliza iluminação com muita frequência como corredores, oficinas, escadarias, depósitos, além de serem úteis para eventos e festas economizando energia e evitando gastos com luzes acesas sem sua devida utilização.

Automatização com Minuteria

iluminação2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Minuteria é um equipamento elétrica que possui um funcionamento semelhante a de um interrruptor podendo ligar e desligar um uma sequência de lâmpadas dentro de um determinado período de tempo, variando em um minuto. Seu funcionamento pode ser acompanhado de um sensor de presença.

 

Relé Fotoelétrico para Automatizar iluminação

iluminação3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O relé fotoelétrico é um dispositivo elétrico sensível a luz do ambiente em que ele está instalado ou seja ele acende lâmpadas de forma automática conforme for detectando a falta de luminosidade no espaço de cobertura.

Ele é ideal para ser instalado em ambientes que possuem lâmpadas decorativas em ocasiões especiais como datas comemorativas como em eventos, prédios, fontes, praças, apresentações culturais, piscinas externas, plantas e jardins localizados em residências, estabelecimentos comerciais ou edifícios.

Atualmente os postes de iluminação das ruas são os itens que mais utilizam esse mecanismo para acender a lâmpada quando se aproxima a noite.

Enfim após essa abordam descritiva de cada elemento e dispositivo que pode ser utilizado numa automatização de iluminação simples e de baixo custo você poderá realizar a sua pesquisa e orçamento que pode não passar de R$ 80 a R$ 100, incluindo fios e lâmpadas para poder adquirir esses dispositivos e montar sua instalação elétrica.

 

 

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


341 Flares Twitter 0 Facebook 341 Google+ 0 341 Flares ×