Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Incendio – Como funciona um sistema de alarme ? dicas

incendio
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Como Funciona um Sistema de Alarme de Incendio.

Neste artigo iremos explicar para você como funciona um sistema de alarme de incendio, quais suas vantagens e desvantagens, quais os principais sistemas: o convencional ou o endereçável.
Aprenda como fazer a instalação de um ar condicionado split
Como escolher o modelo de ar condicionado ideal
Quantas lampadas podem ser instaladas em um disjuntor? dicas

Muitos eletricistas já trabalharam com esses sistemas, mas você que nunca trabalhou com isso já pensou em fazer essas instalações?

A seguir veja como fazer uma instalação de alarme contra incendio.

Sistema de alarme de incêndio convencional

Este sistema é sem duvida o mais simples de ser instalado e tem seu funcionamento baseado no acionamento manual, isto é, este sistema possui uma central cabeada com todos os botões de alarme de incendio.

Neste sistema todo o layout contem em pontos estratégicos e de fácil acesso, o cabeamento das botoeiras devem ser ligadas diretamente à central, na mesma possui um painel onde pode ser customizado de acordo com as regiões , no painel possui diversos led’s, onde cada um tem uma finalidade, deste modo o cliente pode nomear cada um de acordo com a localização da botoeira, ou caso preferir, pode ser feito um mapa onde o instalador devera posicionar cada led no local da planta baixa em que a botoeira está instalada.

Sistema de alarme de incendio endereçável

Esses sistemas são os mais sofisticados e que tem uma maior aceitação no mercado devido a sua precisão e capacidade de trabalho. O sistema em si é cabeado a partir do painel e pode ligar diversos dispositivos de acionamento, podendo até trabalhar com tipos diferentes de acionadores, isto é, botoeiras, detector de fumaça, detector de temperatura, etc.

Esse sistema possui uma lógica de confirmação de dados, onde a todos instantes um microprocessador executa a leitura do ambiente verificando se todos os equipamentos estão dentro dos seus estados.

Vantagens do sistema endereçável comparado com o convencional.

Para quem já trabalhou com os dois tipos de sistema conhece as vantagens do sistema endereçável em comparação com o convencional. Confira algumas das vantagens dos sistema endereçável:

  • A segurança
  • O circuito endereçável é mais econômico, uma que analisamos a quantidade de fio que é utilizado para o cabeamento.
  • Armazenamento de sinais: com uma memoria interna, o sistema armazena os dados de pulsos dos alarmes ocorridos, deste modo, mesmo com a comunicação interrompida é possível localizar o ponto de incendio.
  • Precisão no foco de incendio: possui uma interface que é feita por um microprocessador, que é possível trabalhar com os painéis eletrônicos ou IHM, deste modo, pode ser feiro um trabalho bem mais caprichado e detalhes com precisão onde o incendio esta.
  • Monitoramento continuo: caso algum cabeamento venha a falhar, este recurso é ótimo, mesmo com tal problema o o servidor continua mandando mensagens através da rede.
  • Confirmação do sistema loop: este sistema executa em sua programação uma confirmação a partir do painel de controle para os alarmes e sinalizadores, isto acontece também no contrário, os sistemas de sinalização fiscalizam a central, evitando assim, falsos alarmes e pulsos harmônicos.

Um ponto importante que vale a pena ressaltar, é que no momento da instalação é o zoneamento, isto é, você tem que separar todos os layout em zonas, assim você pode em qualquer sistema de alarme de incendio realizar dentro das zonas as sub-zonas e ser mais preciso e realizar a evacuação do prédio com muito mais segurança.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×