Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Por que a lâmpada pisca ao ligar o chuveiro?

Por que a lâmpada pisca ao ligar o chuveiro?
343 Flares Twitter 0 Facebook 343 Google+ 0 343 Flares ×

Você já reparou que sempre que você liga o chuveiro no modo Inverno, ou seja, quando você escolhe a temperatura para que ela possa vir o mais quente possível, a lâmpada da sua casa pisca? Você interpreta isso como um problema ou como algo que tenha haver com a sua instalação elétrica?

Quantas lâmpadas podem ser instaladas em um disjuntor?
Como saber se um reator de lampada queimou?
Lampadas de Led – vantagem e desvantagem

Possivelmente a melhor explicação para que a lâmpada pisque no momento em que você liga o chuveiro é que não foi realizado o correto dimensionamento dos circuitos elétricos da sua casa. Os aparelhos que possuem alta potência como o chuveiro, microondas, ar condicionado ou máquina de lavar quando são ligados, geram uma rápida queda de tensão, porém quando as lâmpadas também estão no mesmo circuito, o que não é o correto, elas também sentem essa queda de energia e por isso piscam.

Você sabe quais as consequências isso pode ter para você?

Apesar de parecer uma simples queda de energia elétrica, pode acarretar algumas perdas como, por exemplo, a troca constante das lâmpadas, uma vez que toda que vez que o chuveiro é ligado a tensão sobre ela fica desestabilizada, fazendo com que a vida útil seja reduzida.

Os equipamentos que estão ligados neste circuito também podem sofrer danos, como mau funcionamento, baixa de tensão ou simplesmente queimar. Os computadores e notebooks também sofrem muito com essa queda de energia, por isso que é aconselhável sempre utilizar o estabilizador de energia, para que quando essas quedas ocorrerem seus aparelhos esteja corretamente protegido.

A NBR 5410 determina que deve-se haver um circuito exclusivo para iluminação e outro para chuveiros, torneiras elétricas, condicionadores de ar devido as altas potências. Até porque, muitos desses aparelhos possuem uma voltagem diferente dos demais, o microondas, por exemplo, funciona apenas em 220w, por isso se faz necessário ter um circuito independente para esses aparelhos.

O que é um circuito exclusivo? Como o próprio nome já diz, é um circuito exclusivo utilizado para um único fim, evitando problemas na sua rede elétrica e nos seus aparelhos que necessitam dessa atenção especial. É preciso haver três cabos (fase + fase + terra para circuitos 220V ou fase + neutro + terra para circuitos 127V) que saem do quadro de distribuição e alimentam somente determinado equipamento.

O que fazer para resolver o problema? Na maioria dos casos basta instalar um circuito exclusivo para o chuveiro ou o equipamento que esta causando a queda de tensão ou instalar circuito exclusivo para a iluminação. Em alguns casos é necessário refazer toda a instalação.

Lembrando que só será necessário reinstalar toda a sua rede elétrica, caso um profissional da área constate a necessidade após uma avaliação detalhada de todas as ocorrências da sua residência. Em casos de apartamento, é preciso ter cuidado dobrado devido as instalações que podem afetar todo o prédio e até o condomínio, por isso fique atento.

Ao buscar o profissional para realizar essa avaliação, verifique se ele está realmente apto para a função, para evitar mais transtornos.

 

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


343 Flares Twitter 0 Facebook 343 Google+ 0 343 Flares ×