Como trocar um reator de lampadas fluorescente
Imagine que você esta na frente de uma lampadas fluorescente. Aparentemente, ela esta queimada.
O primeiro passo e verificar se a lâmpada esta realmente queimada, se mesmo assim não acender, o problema será um pouco além, poderá ser o reator.
O reator é quem a função de adequar a corrente elétrica para um melhor desempenho, e também define a durabilidade da lâmpada fluorescente.
Como fazer a montagem de um quadro de distribuição
Como fazer a instalação de ar condicionado split
Como substituir resistencia de uma torneira…
O reator é um composto por uma caixa o0nde estão os circuitos modulares, e por fios elétricos que saem da caixinha.
Estes fios serão ligados nos interruptores e nas lâmpadas.
No reator, vem uma etiqueta, com as especificações para realizar a instalação de forma correta. E extremamente consultar as instruções para saber onde conectar os fios corretamente.
Existem alguns tipos de reatores, os para uma, duas ou varias lâmpadas.
Para escolher o reator adequado leve o antigo para a loja, onde poderam lhe fornecer o mesmo, ou algum semelhante. Ou procure se enformar sobre seu reator e assim peça um ao vendedor.
Como fazer a troca:
- Desligue a fonte, pelo disjuntor ou pelo quadro de força.
- Desmonte a lâmpada. Dependendo do modelo da luminária, poderá estar ao lado, em cima no forro ou teto.
- Desconecte a lâmpada do soquete, e a guarde, pois esta lâmpada poderá não estar queimada.
- Acesse o reator.
- Corte os fios que ligam o soquete no reator, e os fios que estão conectados com a energia do local.
- Agora iremos ligar o reator, como havia já dito, ah uma etiqueta ao lado do reator, com as especificações de como instalar.
- Em par de fios que variam entre as cores brancas, vermelhas e azuis, deverão ser ligado um de cada lado do soquete da lâmpada.
- Depois desses 7 passos, iremos conectar os fios que iram receber a alimentação de energia. Procure se enformar qual o tipo de energia do local, 220v ou 110v. se for 220v utilize os fios marrom e preto. Se for 110v utilize os pretos e brancos. ( poderam ser variadas de acordo as marcas).
- Conecte a lâmpada e ligue o disjuntor, teste se esta tudo funcionando, antes de montar novamente.
- Se estiver tudo ok, desligue novamente a energia, assim termine a montagem. E religue o reator.
Dicas
- Existem alguns modelos de reatores. Tenha certeza que na hora de sua compra, você tenha adquirido o modelo correto. Tire uma foto ou o mais adequado é levar o reator.
- Um reator dependendo do modelo serve para varias lâmpadas. Olhe sempre a orientação corretamente, que esta no corpo do reator. É importante fazer a consulta a etiqueta pois dependendo do reator, você devera fazer a ligação dos fios de diferentes cores, ou em alguns casos, algumas lâmpadas devem ser conectados todos os fios da mesma cor.
- Se a luminária tiver mais de uma lâmpada, pode conter mais de um reator.
- A etiqueta contém a letrinha pequena, aconselhamos que você tire uma foto para melhor visualização.
boa noite , rescentemente , fiz um curso de eletricista de ( Baixa Tensão ) pelo sindicato rural patronal ( SENAR/SP ) professor excelentissimo,muito gente boa, pena q foi só 4 dias , das 8 da manhã as 17 horas, infelismente ,poucos dias,pra uma profissão perigoso,poriso gostaria muito,poder contar com sua ajuda ,