Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Manutenção ar condicionado – dicas em geral, limpeza, passo a passo

Manutenção ar condicionado - dicas em geral, limpeza, passo a passo
425 Flares Twitter 0 Facebook 425 Google+ 0 425 Flares ×

O ar condicionado de janela como todo e qualquer equipamento elétrico necessitam em algum momento, de algum tipo de reparação, limpeza ou manutenção ar condicionado para que possam trabalhar de forma adequada e durante mais tempo e também para que a sua duração de vida útil seja maior. Sendo assim, no caso de o seu ar condicionado de janela não dar o arrefecimento adequado, será necessário dar-lhe a manutenção adequada.

Limpeza do ar condicionado

Veja mais detalhes Como fazer a limpeza de ar condicionado

Limpe o condensador com uma escova de pelos macia, se necessário utilize também um aspirador de pó para remover a sujeira. E após esta operação utilize pente de aletas, no sentido vertical de cima para baixo, para desamassar as mesmas.

Caso você não saiba, o acúmulo de poeira obstrui e reduz o fluxo de ar resultando em perda de capacidade. Sendo assim, limpe os gabinetes com uma flanela ou pano macio embebido em água morna e sabão neutro. Nunca faça o uso de solventes, tetracloreto de carbono, ceras contendo solvente ou álcool para limpar as partes plásticas.
É importante lembrar que antes de executar quaisquer serviços de manutenção, desligue a tensão elétrica que alimenta o aparelho.

Realizando a manutenção ar condicionado
– fiação
Faça uma verificação de todos os cabos quanto a deterioração e todos os contatos (terminais) elétricos quanto ao aperto e corrosão.

– Montagem
Tenha a certeza de que as unidades estão firmemente instaladas.

– Controles
Averigue se todos os controles estão funcionando corretamente e que a operação do aparelho é normal. Vibrações podem causar ruídos indesejáveis.

– Dreno
Fique atento e observe se há entupimentos ou amassamento na mangueira do dreno. Isto pode ocasionar um transbordamento na bandeja e conseqüente vazamento de condensado.

Manutenção ar condicionado - dicas em geral, limpeza, passo a passo

Manutenção ar condicionado – dicas em geral, limpeza, passo a passo

Manutenção ar condicionado

Veja também Como fazer a limpeza do ar condicionado

A fim de evitar que você solicite serviços de reparação desnecessários, confira cuidadosamente os seguintes pontos:

• Verifique se aparelho se o aparelho está corretamente ligado à rede principal, com todos os dispositivos manuais, e/ou automáticos de manobra/proteção do circuito adequadamente ligados, sem interrupções tais como: fusíveis queimados, chaves abertas, etc.

• Mantenha sempre o gabinete e as grelhas bem como a área ao redor da unidade a mais limpa possível.

• De tempo em tempo faça a limpeza das serpentinas com uma escova macia. Se as aletas estiverem muito sujas, utilize, no sentido inverso do fluxo de ar, jato de ar comprimido ou de água a baixa pressão. Tome cuidado para não danificar as aletas.

• Cheque o aperto de conexões, flanges e demais fixações, evitando o aparecimento de vibrações, vazamentos e ruídos.

• Tenha certeza de que os isolamentos das peças metálicas e tubulações estão no local correto e em boas condições.

Recomendo Como verificar o consumo de energia do seu ar condicionado Aprenda como fazer a instalação de um ar condicionado Quanto tempo dura o gás de um ar condicionado?

Logo após ter executado todos esses passos acima mencionados para a manutenção do seu ar condicionado de janela, uma pessoa sente realmente uma melhoria no arrefecimento.
A manutenção do aparelho de ar condicionado de janela é muito simples, e pode-se fazer em casa. Fazer a manutenção, reparação ou limpeza do seu aparelho de ar condicionado em casa poupa-lhe imenso dinheiro e ainda uma limpeza eficaz.
Para que possa assegurar um funcionamento eficaz do seu ar condicionado de janela, será prudente limpar mensalmente o filtro do aparelho, se este estiver a trabalhar regularmente.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

Comentário

  1. jose jeremias diz

    gortaria de trabalhar contigo olha gosto tanto desta proficao

POSTAR UM COMENTÁRIO


425 Flares Twitter 0 Facebook 425 Google+ 0 425 Flares ×