Como Funciona uma maquina de Solda Elétrica

maquina
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Neste artigo iremos esclarecer suas duvidas de como funciona uma maquina de solda. Bom vamos começar. Em determinados trabalhos há a necessidade de se fazer um trabalho mais mecânico do que elétrico, o mesmo serve para que garanta uma instalação de equipamentos, processos, entre outros trabalhos que possa ser feito. a maquina de solda pode ser tanto utilizada para dar manutenção como também para que demos manutenção na mesma.
Aprenda como fazer a instalação de ar condicionado split
Aprenda a fazer a montagem de
quadro de distribuição

Aprenda tudo sobre caixa de passagem

Princípios de funcionamento das maquina de solda elétrica

Como já sabemos as maquinas de solda trabalham sob a alimentação de uma corrente elétrica, tanto continua ou alternada, dentro das maquinas existem dois tipos de sistemas que processa a energia, tanto inovadoras como transformadoras, porém, em sua saída, as duas iram gerar um arco elétrico.

O arco elétrico é formado quando o eletrodo é encostado na parte metálica, deste modo ira gerar um calor que é necessário para fundir os materiais desejados. Esse calor é formado de acordo com a corrente que você colocou na maquina, assim quanto maior a corrente, maior será sua temperatura.

Vale ressaltar que, nem sempre a maior corrente lhe fornecera uma soldagem mais fácil ou eficiente, isso também vale para a corrente mais baixa. Portanto, a maquina deve ser regulada adequadamente para cada situação, deste modo evitando  desperdício e um serviço mal feito.

As maquinas de solda podem ser alimentadas de dois modos, a elétrica que já falamos e a gás. Mas a mais recomendada é a elétrica, pelo fato de ter mais segurança, proteção, cabeamentos, etc. a mesma funciona em uma média de 80 A em sua saída de trabalho, mas podendo chegar a 1200 A em uma linha de produção automotiva.

As maquinas elétricas tem como meio de alimentação baterias automotivas como também geradores mecânicos dentro do equipamento.

Diferença das maquinas de solda transformadora e inovadora.

Quando vamos em alguma loja realizar a compra de uma maquina de solda, nos deparamos com a tecnologia do transformador e inversor, mas você sabe as diferenças entre ambas?

A seguir, veja a diferença entre elas e qual escolher para determinados serviços;

  • Aspecto tecnológico: as maquinas por processo de transformador são formadas por núcleos revestido de bobinas de fios de cobre esmaltado, é alimentado por uma corrente alternada, seu posicionamento do núcleo os valores de corrente e tensão são alterados e devido a estrutura do equipamento podem possuir dificuldades com alguns tipos de eletrodos. o lado bom é que possui sua própria composição de circuitos eletrônicos, a troca de tensão e corrente é mais simples, são mais potentes e ainda possuem uma gama muito superior de compatibilidade de eletrodos.
  • Consumo energético: as maquinas inversoras de solda aproveitam mais energia que as transformadoras, deste modo são mais econômicas.
  • Trabalho: para analisarmos este aspecto, é preciso medir quanto tempo o equipamento consegue soldar sem que seja perdido os valores de corrente.
  • Estruturas: no aspecto estrutura as inovadoras são mais leves e compactas, assim podendo ser levada para qualquer setor, já as transformadoras, por possuírem um núcleo se tornam mais pesadas e largas.
  • Usabilidade: as maquinas inovadoras possuem seleção de corrente e tensão através de botões potenciômetros em sua grande maioria, alguns modelos possuem telas eletrônicas, no caso das transformadoras seu processo é através de manivelas.

Postar Comentários

Comentários

About

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *