Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Você conhece seu medidor de energia? dicas e seu funcionamento

Você conhece seu medidor de energia? dicas e seu funcionamento
147 Flares Twitter 0 Facebook 145 Google+ 2 147 Flares ×

Para entender como a energia elétrica chega até seu relógio de luz e preciso saber o processo complexo que acontece antes disso. Grande parte da energia elétrica do país é gerada através de usinas hidrelétricas e para chegar nas residências, prédios, escolas, hospitais e demais praças que necessitam de energia elétrica diariamente passa por um longo processo.

Dica Como trocar um medidor elétrico externo – consumo de energia
Dica 2 Instalações Elétricas: Montagem de um Quadro de Distribuição

medidor-de-energia2 medidor-de-energia3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A rede de transmissão composta por geradores, cabos aéreos e grandes torres de metal é a primeira etapa desse processo.  Em seguida a energia elétrica passa por diversas subestações que regulam a voltagem da energia distribuída. Mas para que a energia seja de fato consumida pelo usuário final transformadores menores são instalados nos postes de rua.

 

Mais conhecido como relógio de luz, o medidor de energia é um equipamento eletrônico que mensura o consumo de energia elétrica de uma residência, utilizando-se da unidade kWh. O kWh é a medida elétrica consumida por um aparelho durante seu funcionamento.  Significa Quilowatt-hora, um Watt-hora é a energia necessária para uma carga com potência de 1 Watt durante 1 hora.

 

Os medidores de luz são compostos por base, bloco de terminais, tampa, elemento sensor de corrente e de tensão, registrador, mostrador e disco. A base fixa as outras partes do equipamento, é uma espécie de eixo; os blocos terminais são usados para fixar os condutores de entrada e saída; a tampa protege as peças internas do medidor, parte onde são colados selos para garantir a inviolabilidade do equipamento; o elemento sensor de corrente é responsável por mensurara corrente elétrica, já o elemento sensor de tensão tem como missão mensurar a tensão elétrica da rede; o mostrador mostra as grandezas registradas pelo equipamento; o registrador guarda os valores das grandezas; e o disco é elemento que gira com uma tarja preta quando equipamentos elétricos estão ligados

 

Cada volta do disco significa uma quantidade de energia consumida, que é descrita na constante de disco Kd (pronuncia “cadê”). Já nos medidores eletronicos a constante para medidores eletrônicos passa a ser Kh (ler “ca índice agá”).

 

O medidor de energia pode ser ligado diretamente entre a rede elétrica e a residência ou através de transformadores de acoplamento de tensão que é encontrada em indústrias e consumidores de alta tensão (AT). Seus erros podem variar de menos de 0,02% a até 2,00% em condições controladas.

Recomendo Como calcular o consumo de energia elétrica
As previsões para o ano de 2015 é de que se espera um aumento de 30% na conta de luz dos brasileiros. O aumento acontecerá por conta do reajuste das distribuidoras. A recente crise hídrica, ou seja, a falta de chuvas e a falta de planejamento prévio é um dos motivos pelos quais o aumento será aplicado aos consumidores. Todavia é importante lembrar que ter um equipamento novo e moderno nas instalações dos imóveis é sempre algo necessário.

 

Na cidade de São Paulo e em algumas outras regiões metropolitanas o aumento foi de 18%, nesse caso uma das maneiras de doer menos no bolso é a economia combinada em casa, diminuindo o consumo – menos tempo no banho e outras ações alternativas.

 

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


147 Flares Twitter 0 Facebook 145 Google+ 2 147 Flares ×