Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Como trocar um medidor elétrico externo – consumo de energia

Como trocar um medidor elétrico externo - consumo de energia
433 Flares Twitter 0 Facebook 433 Google+ 0 433 Flares ×

Os medidores elétricos são responsáveis por medir o consumo de energia de uma residência. Antes de começar a falar sobre o artigo de hoje, é importante saber que quando um medidor precisa ser substituído, seja por envelhecimento ou algum problema de funcionamento, ele só poderá ser trocado por um eletricista qualificado e escolhido pela companhia elétrica, ou seja, esse artigo se destina a apontar dicas para que você saiba como fazer a solicitação de troca.

É ilegal fazer qualquer tipo de alteração nos medidores, pois as empresas que fornecem a energia devem ser as responsáveis pelos manuseios dos aparelhos.

Sabendo disso, confira a seguir o post de hoje para identificar e solicitar a troca de medidor elétrico externo:

 

  1. Se você verificar qualquer tipo de dano em seu medidor elétrico, assim como algum problema de funcionamento, você pode tirar uma foto, ou até mesmo escrever detalhadamente sobre o problema observado no aparelho. É bacana realizar esse passo, para que você consiga descrever e responder possíveis perguntas da companhia que fornece energia.

 

  1. Após ter as informações sobre o problema, entre em contato com a empresa que fornece energia na sua região, através do telefone que é disponibilizado no site ou em sua conta de luz. Relate o problema, para que você seja direcionado ao responsável pelas solicitações de substituição ou reparo dos medidores. Após isso, a companhia de energia irá agendar uma visita com você.

 

  1. É bacana agendar o dia, para uma data que você possa ficar sem usar a energia por algumas horas, pois caso realmente ocorra a necessidade de manutenção ou até de substituição, o serviço pode levar algumas horas para ser concluído.
  2. Em alguns casos, os medidores se encontram perto de plantas ou em locais de acesso mais difícil. É bacana deixar a área livre, para que o eletricista da companhia tenha acesso facilitado e seguro para realizar o trabalho.

 

  1. Antes que ele comece o trabalho, é indicado que você desligue alguns aparelhos, desconectando-os das tomadas, para dar início aos trabalhos. Em alguns casos, o eletricista também precisará acessar a sua caixa de disjuntor, deixe o caminho preparado para isso.

 

  1. Na visita, o profissional irá identificar a necessidade de reparo ou até mesmo da substituição, mas essa decisão caberá à ele, e caso o eletricista diga para você que não há problemas, em casos de dúvidas o melhor é entrar em contato novamente com a companhia, e solicitar uma segunda visita. Nunca tente alterar ou reparar o seu medidor de maneira independente, pois essa ação pode prejudicar você, inclusive em âmbito legal.

 

RESUMO GERAL SOBRE MEDIDOR ELÉTRICO EXTERNO

  • Entre sempre em contrato com a empresa de fornecimento de energia em casos de problemas;

 

  • Alterar os medidores por conta própria pode configurar em ação de fraude criminosa, então não se esqueça de que esse artigo foi idealizado apenas para orientar no processo, mas nunca de fazê-lo por conta própria.

 

 

Queremos ouvir as suas sugestões para os próximos artigos. Deixe os seus comentários abaixo e compartilhe os nossos posts!

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


433 Flares Twitter 0 Facebook 433 Google+ 0 433 Flares ×