Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



medidores eletricos – multímetro, osciloscópio e frequencímetro.

medidor
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Diferença entre os medidores eletricos: multímetro, osciloscópio e frequencímetro.

Quando o assunto é elétrico a vários métodos que nos auxiliam em sua analise, assim podemos extrair a melhor conclusão e dessa forma selar o defeito de aparelhos.

Como fazer a montagem de um quadro de distribuição
Como montar um quadro de comando elétrico
Reator – como instalar, como funciona e dicas

Assim este artigo ira esclarecer os três equipamentos, mostrando as diferenças, funcionalidades e aplicações.

  1. O Multímetro

Esta ferramenta não pode faltar na maleta de um eletricista, isso mesmo estamos falando do multímetro. Essa ferramenta é a mais utilizada por ter como finalidade medições de grandeza elétrica, como tensão, corrente, resistência, capacitância e algumas pode medir ate temperatura e frequência, e tem os multímetros digitais e analógicos, veja a diferença:

  • O multímetro analógico funciona com base dos galvanômetros, onde a leitura se dá através de ponteiros que variam de acordo com a força eletromagnética obtida na hora da aferição, ou seja, possui uma comparação de bobina elétrica montada em um anel que possui no núcleo um imã.

Quando a corrente elétrica passa pela bobina, ela cria um campo magnético com sentido oposto ao do imã que por consequência promove o giro do conjunto. O mostrador deste multímetro é composto por corrente, tensão e resistência, ao fundo do ponteiro existe uma faixa espelhada que está ali para evitar o erro de paralaxe quando se faz a leitura do lavor obtido.

 

  • O multímetro digital possui inúmeros modelos e características, podendo mudar ate mesmo seu visor, sendo LCD ou LED. A também os alicates amperímetro de multímetro e vice-versa, o fato é que são duas ferramentas diferentes, porem no mercado existem os 2 em 1, assim os eletricistas ganham tempo na hora de fazer uma leitura.

Algumas características do multímetro digital:

  • Resolução: o visor dos aparelhos possui boa resolução dos dígitos assim facilita a leitura.
  • Exatidão: os multímetros digitais possuem um valor de erro menor que os analógicos:
  • Gama de grandeza: possui infinitas possibilidades de medições de grandezas elétricas dependendo do fabricante.
  • Categorias: os multímetros digitais possuem varias classificações de categorias, assim você poderia utilizar aquele que melhor conduz com seu trabalho.
  • Osciloscópio

Esse aparelho é bem diferente do multímetro, o osciloscópio tem uma função muito especifica e tem seu uso em maior escala em bancadas nas analises eletrônicas. Um equipamento desses ainda que sua principal função seja a avaliação de ondas de tenção em fundo de tempo, conseguimos com ele ainda analisar sinais sonoros, vibrações de motor, ondas cerebrais e algumas outras formas de ondas em que se possui algum sinal elétrico, seja direto ou conversão.

 

  • Frequencímetro

Basicamente ele tem apenas uma função, medir frequência de algum sinal, seja elétrico ou mecânico em um determinado período.

Sua única unidade de medida é o Hertz, o aparelho possui um mostrador digital e pode ser utilizado para escala de Hz quanto para tempo em segundos.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×