Megometro – Como usar, o que é, dicas, passo a passo

megometro
307 Flares Twitter 0 Facebook 306 Google+ 1 307 Flares ×

 

Megometro – Você já deve ter ouvido falar no megometro, uma ferramenta voltada para a geração e aplicação de uma tensão, que pode variar de 500 até 15.000 V em um equipamento, e que realiza a leitura do fluxo de corrente entre duas partes do equipamento. É o que acontece entre a relação da carcaça do motor e de seu bobinado, na medida em tempo determinado, onde podemos verificar índice de polarização e absorção.

Como se instala um disjuntor DR
Quadro de Luz
Lampadas de Led – vantagem e desvantagem

Para que serve o megômetro?

O megômetro mede valores elevados de resistências elétricas onde outros aparelhos, como o ohmímetro, por exemplo, não conseguem medir. Ao contrário do multímetro com escala de ohmímetro, que utiliza apenas uma pilha de 9 V, o megômetro pode produzir uma alta tensão para vencer a grande resistência do componente e determinar pela corrente produzida o quanto vale a resistência do componente medido.

megômetro

O megômetro, também conhecido como megger, serve para medir a resistência de isolamento, normalmente em motores e transformadores. É possível detectar a fuga entre dois pontos de isolamento. Isso porque ele aplica uma tensão, que pode variar entre 500 e 15000 v, como dissemos acima, em um equipamento, efetuando a leitura do fluxo de corrente entre duas partes do equipamento. Há dois tipos megômetros: os digitais e os analógicos.

Como usar o megometro – Passo a passo

Para usar o megômetro na leitura descrita abaixo, você precisará de:

  • Um megômetro analógico ou digital.
  • Chave de fenda.
  • Luvas isoladoras de borracha quando estiver conectando pontas de teste.

Veja agora como usar o megômetro:

1) Desconecte a alimentação elétrica dos fios ou circuitos, para não existir assim qualquer tensão. Esta é uma etapa muito importante para a sua segurança e qualidade do aparelho. O mesmo serve para os motores, que também devem ter todos os fios de alimentação desligados.

2) Conecte um dos bornes do megômetro ao quadro elétrico ou ao fio terra do sistema elétrico. Caso pretenda fazer o teste de resistência em motores, este cabo será ligado à estrutura de metal do motor.

megômetro

3) Ligue o outro borne do megometro à extremidade sem revestimento do fio de cobre ou a um dos terminais do motor. Veja também que a outra extremidade do fio a ser testado deverá estar ao ar livre ou coberto com fita isoladora.

4) Ligue o megometro. O teste deve levar de 2 a 5 segundos, para que dentro dos fios se gere a alta tensão.

5) Faça a análise da resistência de isolamento. Se o valor da leitura da resistência for inferior a 1,5 megaohms, pode indicar a existência de algum problema nos fios ou no motor. E se for uma leitura maior que 999 megaohms, a resistência de isolamento está perfeita.

Veja também este vídeo do canal Eletrotécnica Brasil:

Contudo, há algumas situações que podem comprometer a leitura:

  • Temperatura;
  • Umidade;
  • Estado da superfície;
  • Magnitude da tensão contínua de ensaio;
  • Carga residual no enrolamento;
  • Duração da aplicação da tensão de modo inadequado.

Você utiliza com frequência este aparelho na sua rotina? Deixe o seu comentário!

Postar Comentários

Comentários

About

View all posts by

3 thoughts on “Megometro – Como usar, o que é, dicas, passo a passo

  1. ola colega,adquiri um megâmetro da icel sk 1000 e estou com dificuldade de usá-lo comprei para testar isolação de motores de baixa tensão mas o manual não e muito explicito não consegui ver nenhum vídeo com esse aparelho e possível vc me dar alguma dica do mesmo. muito abrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *