Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Melhores cursos de eletricista – dicas,salário,idéias,pós

Melhores cursos de eletricista  - dicas,salário,idéias,pós
111 Flares Twitter 0 Facebook 108 Google+ 3 111 Flares ×

Os cursos de eletricista tem como objetivo gerar capacitação profissional para atuar na instalação e/ou manutenção de redes de eletricidade. O profissional dessa área é responsável por realizar projetos e cuidar de sistemas elétricos, de baixa ou alta tensão, dos mais diversos ambientes, como residências, prédios, estabelecimentos comerciais, empresas, escolas, hospitais.

Existem também cursos em alguma área elétrica específica, sobretudo se se pensar no setor industrial e automobilístico, visto que os veículos, atualmente, são dotados de sistemas elétricos complexos. Ao contrário do que o senso comum indica um eletricista não é um faz-tudo; existem tipos diferentes de eletricistas e cada um é capacitado para atuar em um determinado setor. Veja dois tipos a seguir.

Conheça o eletricista predial que é o responsável por auxiliar no planejamento da rede elétrica (junto ao engenheiro e o arquiteto responsáveis pela obra), além de executar, manter e realizar manutenção em redes de baixa tensão residenciais e comerciais. Sempre, claro, em conformidade com as normas regulamentadoras, técnicas, ambientais e de segurança que envolvem a profissão. O profissional é capacitado para manusear ferramentas e componentes apropriados para a execução de cada projeto, sempre respeitando as regras de segurança vigentes.

Melhores cursos de eletricista  - dicas,salário,idéias,pós

Melhores cursos de eletricista – dicas,salário,idéias,pós

Um eletricista industrial é o profissional capaz de executar projetos de instalação e manutenção de sistemas elétricos de baixa ou alta tensão em indústrias, sempre de acordo com as normas técnicas, regulamentadoras, ambientais e de segurança vigentes. Diferente das residências e comércios, as indústrias possuem uma demanda diferenciada de energia, portanto o profissional dessa área também saberá como realizar manutenções e instalações em painéis elétricos industriais, além da instalação de motores elétricos industriais.

Público-alvo

Os cursos de eletricista é direcionado para toda pessoa que possui interesses profissionais ou pessoais em relação à área. Ao término do curso, o profissional estará apto a atuar em vários nichos do mercado de trabalho ao mesmo tempo em que poderá aplicar seus conhecimentos em sua vida pessoal, por exemplo, realizando a manutenção de seu próprio veículo ou residência. É importante lembrar que é desejável que se tenha o Ensino Médio completo, visto que boa parte do conteúdo pragmático do curso contempla noções de física e matemática.

Perspectivas para o mercado de trabalho

De modo geral, o profissional que se capacita como eletricista tem, atualmente, um leque bem amplo de possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Há boas perspectivas para essa área, pois há uma demanda de eletricistas nos setores de telecomunicações e eletrônica, que, por sinal, estão em plena expansão. Além disso, quem se capacita como eletricista predial, por exemplo, encontra facilmente uma série de oportunidades no setor de construção civil tal como quem se capacita como atuar na área automotiva. Nesse setor, as chances de inserção no mercado de trabalho são dupla: pode-se trabalhar nas fábricas de grandes montadoras ou em oficinas especializadas em elétrica de veículos. Ressalta-se também que algumas empresas multinacionais automotivas chegam a querer exportar seus melhores funcionários.

Média salarial

Basicamente, para cada segmento na área elétrica, o profissional qualificado poderá encontrar diferentes faixas salariais. Um eletricista predial recebe um salário médio de 1400 reais, que pode aumentar devido ao recebimento de adicionais de periculosidade ou insalubridade. Já o salário médio de um eletricista industrial gira em torno de 1700, enquanto um eletricista automotivo pode chegar a receber 1600 reais mensais.

Dicas após concluir os cursos de eletricista

Logo após a conclusão dos cursos de eletricista, o profissional estará apto a realizar trabalhos em diversos tipos de empresas, como empreiteiras, fábricas, oficinas elétricas e também em conservadoras patrimoniais. Porém, muitos desses profissionais também optam por abrir um negócio próprio ou realizar trabalhos como freelancer, já que a demanda por serviços elétricos é muito grande e faltam profissionais com qualificação no mercado para supri-la.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


111 Flares Twitter 0 Facebook 108 Google+ 3 111 Flares ×