Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Mercado de trabalho de um eletricista – documentação, salário, dicas

Mercado de trabalho de um eletricista - documentação, salário, dicas
85 Flares Twitter 0 Facebook 85 Google+ 0 85 Flares ×

Para quem quer começar no mercado de trabalho como eletricista é importante ter o ensino médio concluído e ainda realizar alguns cursos técnicos na área desejada, cursos no SENAC ou instituições que possuem as mesmas características pode ajudar melhorar seu currículo além de desenvolver melhores práticas.

Para quem quer se aprofundar, é bom procurar por alguns sindicatos que realizam cursos e estágios para jovens aprendizes. Desta forma, os estudantes que querem seguir carreira como eletricista precisam pesquisar em que locais podem ter chance para aprender mais e entrar no mercado.

 

Dica Melhores cursos de eletricista – dicas,salário,idéias,pós
Dica 2 Como contratar um eletricista de manutenção – dicas,passo a passo
Dica 3 Eletricista – Cuidados que você deve tomar antes de contratar um

Documentação para exercer a profissão

Para ser oficialmente um eletricista, é preciso que o profissional siga as leis de licenciamento da área, que podem mudar bastante conforme a sua região no país. Uma forma eficiente de pesquisar e tirar a carteira profissional de eletricista é entrar no site do Ministério do Trabalho e Emprego e procurar todas as informações a respeito do registro profissional ou da entidade de regulamentação da sua região.

Fica a dica: para ter a licença é preciso passar por alguns testes que medirão o seu domínio da área de eletricidade. Então, se prepare!

Mercado de Trabalho

Quem deseja trabalhar como eletricista pode se fixar no ramo da construção civil ou ainda pode se tornar eletricista público ou mesmo um inspetor. Mas, para conseguir se firmar, o profissional terá que dominar o seu setor e respeitar a legislação correspondente de sua área. Por isso é muito importante ter cursos de especialização na área e ainda ter concluído o segundo grau para que possa concorrer as vagas públicas que são mais interessantes devido a instabilidade oferecida.

O mercado de trabalho é bastante amplo, já que conta com várias opções como eletricista residencial e predial, inspetor, industrial, eletricista de empresas que prestam serviços de na área de energia pública e outros ramos do setor.

Características de um bom eletricista

Para se firmar como um eletricista competente e ganhar clientes, mais do que comprovar conhecimento e alguma aptidão técnica, o interessado tem que desenvolver habilidade como uma boa comunicação, ter uma boa visão e saber observar o seu ambiente, além de ser ágil e possuir uma boa coordenação motora.

Outras habilidades também necessárias são: habilidades técnicas para instalações e manutenções, detecção de problemas, habilidades com o manuseio de ferramentas e conhecimentos em informática.

Bons profissionais eletricistas estão em falta no mercado de trabalho, por isso não deixe essa oportunidade passar, especialize-se. Tenha atenção com seu cliente e principalmente faça um trabalho de excelência, pois só assim conseguirá seguir em frente na sua profissão.

 

Salário de um bom eletricista

Atualmente, a profissão de eletricista está em alta no Brasil já que profissionais qualificados estão em falta e os profissionais que são competentes costumam ser bem valorizados. A renda mensal de um eletricista pode girar em torno de 2 mil a 3 mil reais, conforme a região em que o eletricista desempenha as suas funções e também levando em consideração, o tempo de experiência, o currículo do profissional e a carga horária.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


85 Flares Twitter 0 Facebook 85 Google+ 0 85 Flares ×