Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Como escolher o modelo de ar-condicionado ideal

Ar-condiconado
182 Flares Twitter 0 Facebook 182 Google+ 0 182 Flares ×

Ainda estamos no inverno, porém já recomendado nos preocuparmos com o calor, que no Brasil sempre é massacrante. nsando nisso preparamos uma dica muito importante para você: Como escolher o modelo de ar-condicionado ideal!

Para deixar sua casa livre do clima quente do verão e refrescar os ambientes onde você convive, o mais indicado é a instalação de um ar-condicionado, mas como saber qual o melhor tipo e qual o mais indicado pra mim e pra minha casa? Você vai saber agora.

 

1 – Em primeiro lugar é necessário definir o tipo de aparelho que você utilizar.

Existem várias opções e modelos disponíveis no mercado ventiladores, ar-condicionado de janela, splits (parede, piso, teto e portátil), com preços que variam. Veja a diferença entre eles:

 

– Ar-condicionado de janela

Ar condicionado

Ar condicionado

Esse equipamento é colocado na janela em uma caixa projetada para ele é menor e mais barato que o split, ele produz um ruído maior que o split, e não é muito eficiente para ambientes maiores.

 

– Split de teto

Ar

 

O split de teto, possui 4 saídas de vento e também é conhecido como cassete. Ele é u pouco mais caro que os demais e requer um rebaixamento específico no forro de gesso, porém o cassete possui uma bomba antidreno, que evita os pingas-pingas inconvenientes do aparelho split.

 

– Split de piso/teto de canto

Ar

Este equipamento pode ser instalado no piso, atrás do sofá ou na parede, quase no teto, podendo ficar no canto do ambiente.

 

– Split de parede

ar

Este é denominado assim, pois o termo “split” vem do inglês e significa separado, isso porque sua caixa condensadora não é associada nele, o aparelho é instalado do lado de fora do cômodo. Já o split fica na área interna. Quantos aos tipos, existe o window split, onde sua caixa condensadora é instalada nas caixas de ar-condicionado e o desempenho é o mesmo,  ele pode ser utilizado mesmo em construções mais antigas. Ainda há o multisplit, indicado para ambientes grandes sem muita área de instalação para caixa condensadora, tem a vantagem de conectar dois ou mais aparelhos em uma mesma condensadora.

 

-Portátil

ar portatil

Por fim, o Portátil, a vantagem dele é que não possui caixa condensadora, pois é ligado por um tubo que é conectado à janela, e por ser portátil, pode ser levado para demais ambientes. A desvantagem está na sua forma, pois ocupa espaço e produz bastante barulho.

 

2 – Em segundo lugar é necessário atentar às dimensões

Antes de comprar é aconselhável prestar atenção nas dimensões e nas potências destes equipamentos. A base desses cálculos são os BTUS – British Thermal Unit (ou Unidade térmica Britânica) que é a quantidade de calor que é gerada dentro de um ambiente.

 

Vamos fazer uma simulação de cálculo:

Suponhamos que seja um quarto de casal em apartamento de andar intermediário (com insolação), com dimensões do ambiente : 15 m²

O cálculo seria:

15 m2 x 800 BTU/h = 12.000 BTU/h de carga térmica

 

Ou seja, o equipamento ideal seria o Split, com 12.000 BTU/h, entenderam? Esses cálculos servem como base para ambientes residenciais, no caso de ambientes comerciais, como salões, lojas, áreas industriais é aconselhável o acompanhamento de um profissional capacitado na área.

O que achou do nosso artigo sobre Como escolher o modelo de ar-condicionado ideal? Comente!

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


182 Flares Twitter 0 Facebook 182 Google+ 0 182 Flares ×