Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Motor de Indução – funcionalidade, significado, dicas, passo a passo

Motor de Indução - funcionalidade, significado, dicas, passo a passo
517 Flares Twitter 0 Facebook 517 Google+ 0 517 Flares ×

O motor de Indução nada mais é do que um tipo de modelo elétrico que é desenvolvido e composto por dois campos magnéticos girantes, esses dois campos são chamados de estator e rotor. O espaço existente entre os campos mencionados anteriormente é chamado de entreferro. É um motor muito utilizado hoje em dia e pode ser usado em várias formas, logo, é muito mais comum do que a gente imagina, mas não são todas as pessoas que tem contato com o mesmo e nem muito menos que sabem o que o que é um motor de indução.

Motor de Indução - funcionalidade, significado, dicas, passo a passo

Motor de Indução – funcionalidade, significado, dicas, passo a passo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Motores elétricos – dicas, função, tipos, passo a passo
Motobomba trifásica – chave de nível inferior e superior
Aprenda como fazer a instalação correta de um Ar-condicionado Split

 

Tanto o estator como o rotor, que são os componentes desse motor e é o que permite que ele tenha as funcionalidades que tem, são feitos de chapas finas de aço magnético. Esse motor é muito importante, para se ter uma ideia ele é usado nas industrias e passou a ser um dos motores elétricos mais utilizados nesse ambiente devido a sua eficácia. Indústrias de pequeno e médio porte estão aderindo o motor de indução em suas fábricas.

A grande parte dos motores elétricos tem uma característica que acaba não agradando muito que são as escovas de bobinas, elas podem gerar perturbações que afetam o circuito.  No caso do motor de indução essa escova não está presente, logo, um problema é resolvido, ele consegue fazer o trabalho de forma melhor do que os outros e sem o uso desse acessório que atrapalha muito. Sua importância é muito alta nos dias atuais. Pois vem com essa correção muito útil.

É um dos tipos mais usados em indústrias, esse motor é responsável por muitos tipos de trabalhos feitos dentro desse ambiente. Ele é muito eficaz, além de rápido e satisfaz completamente o resultado do que é buscado. Ele foi criado há muitos anos e desde sempre passou por alterações até chegar ao modelo que é hoje, que é um dos mais usados.

Mesmo com todas as modificações desse motor ele permaneceu com suas características principais que o funcionamento através do estator e rotor. Um lado positivo faz referência a economia, pois ele gera energia de força menor do que a própria eletricidade, logo, acaba sendo um condutor mais econômico, por isso sua presença é grande nas industrias.

No mercado existem vários tipos de motores de indução, desde os de baixa potência como os de alta potência, isso vai depender de onde ele será empregado e para qual finalidade será utilizado. Outro lado positivo desse motor é que ele não produz ruídos e nem barulhos, logo, podem ser empregados em vários tipos de produtos no mercado. O que é perfeito para ambientes que já tem um alto índice de poluição sonora.

O mercado evoluiu bastante a partir da fabricação desse tipo de motor, tanto que ele está presente em praticamente tudo nos dias atuais, sua popularidade aumentou quando sua fama se expandiu por diversas fábricas e indústrias. Seu custo é compatível com as vantagens que ele oferece para quem escolhe pelo motor de indução.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


517 Flares Twitter 0 Facebook 517 Google+ 0 517 Flares ×