Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Motor Trifásico – O que é, Partidas indiretas x partidas diretas, dicas, passo a passo

Motor Trifásico - O que é, Partidas indiretas x partidas diretas, dicas, passo a passo
437 Flares Twitter 0 Facebook 437 Google+ 0 437 Flares ×

Amplamente utilizados em todos os setores de atividade, os motores elétricos possuem diversas utilidades práticas. Uma dessas tipologias, o motor trifásico, possui uma forma de ligação versátil, podendo sua atividade ser iniciada por meio de partidas diretas ou indiretas.

Disjuntor trifásico
Entenda o funcionamento dos motores de indução
Como funciona o disjuntor trifásico

Com relação a esta última modalidade, destacamos aqui as partidas indiretas como método preferencial para iniciar a atividade de um motor elétrico. Saiba o que são e porque apresentam uma vantagem competitiva na sua utilização!

Partidas Indiretas de Motor Trifásico: o que são?

Por partidas indiretas de motores trifásico entendem-se as formas através das quais é realizada uma partida do motor elétrico para recolher uma “corrente partida” e que interferem de forma direta no dimensionamento dos dispositivos elétricos responsáveis pela partida desse mesmo motor.

Motor Trifásico: Partidas Indiretas x Partidas Diretas

 

Questionando a razão pela qual se aplicam as partidas indiretas de motores trifásico, é necessário começar por explicar que, relativamente à partida direta neste tipo de motores, um dos seus principais malefícios reside no elevado valor da corrente elétrica no ato da ignição (partida), que o obriga a vencer a inércia para deixar o estado de repouso e que gera uma necessidade de cabos e componentes robustos na sua instalação. Esse fator se apresenta como desfavorável porque, além do elevado custo de implantação, há logicamente lugar a um custo muito significativo – e até excessivo! – no que respeita ao consumo da energia elétrica usada pelo motor no dia a dia.

Posto isto, a redução dos custos acima citado passa pela diminuição do nível da corrente elétrica, pelo que a solução é investir nas partidas indiretas de motores trifásico para efetivar essa redução com a garantia de segurança e eficácia – e, claro, preservando a integridade do motor!

As 04 formas de realizar uma partida indireta

Com vista à diminuição do nível da corrente elétrica de um motor elétrico trifásico, podem ser utilizadas quatro formas principais para realizar uma partida indireta. São elas:

  • Soft Starter;
  • Aceleração Rotórica (motor com rotor bobinado);
  • Estrela Triângulo;
  • Partida Compensadora.

Motores elétricos trifásicos: saiba mais

Os motores elétricos trifásicos são máquinas que, a partir da energia da eletricidade, são capazes de produzir energia mecânica. Estes motores se alimentam através de redes trifásicas e possuem diversas formas de ligações e tipos, pelo que a sua versatilidade de utilização é um dos pontos de destaque em termos das vantagens que apresenta.

No que respeita à sua aplicação, os motores elétricos trifásicos são especialmente usados no setor industrial, e essa escolha se deve ao fato de apresentarem o melhor custo-benefício comparativamente aos demais motores existentes no mercado (tendo em conta, obviamente, as aplicações em que existe compatibilidade). Vale ressaltar que a escolha de um motor elétrico deve ser adequada à sua finalidade e que a sua instalação deve ser sempre realizada por profissionais credenciados para o efeito, uma vez que o manuseamento de diferentes tensões (cargas) de energia elétrica implicam riscos para a integridade física de quem as manipula e para o espaço no qual ocorre essa mesma instalação.

 

 

 

 

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


437 Flares Twitter 0 Facebook 437 Google+ 0 437 Flares ×