Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



NBR 5413 – Iluminância de Interiores

NBR 5413
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

NBR 5413 – Uma das normas mais comuns entre os profissionais eletricistas, pautadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é a NBR 5413 – Iluminância de Interiores. Essa normatização tem a ver com o estudo do sistema de iluminação – o tipo de lâmpada, luminárias e spots, posicionamento e especificações de segurança nesta área. Confira estas informações!

Novo padrão brasileiro de tomadas
Norma regulamentadora NR10

O que diz a NBR 5413 – Iluminância de Interiores?

A documentação NBR 5413 possui 13 páginas no total em sua versão mais atual, de 1992. Lá há várias explicações e caracterização da iluminação em diferentes locais e situações. Trata-se de um documento normativo que permite elaborar um sistema de iluminação com equilíbrio e segurança, informando os tipos de lâmpadas que serão usadas, luminárias, melhor posição para instalação para cada ambiente, além de fatores que vão colaborar para uma redução da eficiência deste sistema. Trata-se de um acervo de normas que tratam de Luminotécnica e sistemas de iluminação.

Tabelas, valores e indicações da NBR 5413

A NBR 5413 – Iluminância de Interiores informa sobre os valores recomendados para iluminância mínima em serviços para iluminação artificial e interiores, seja em diversos contextos, como sua aplicação em ambientes de comércio, práticas esportivas, indústria e muito mais. A listagem é bastante completa e você poderá ver na íntegra no link informado. A iluminação adequada no ambiente tem muito a ver com a qualidade e segurança das atividades exercidas no mesmo.

O documento informa duas tabelas – uma sobre os valores de iluminância de acordo com a classe visual de trabalho e o tipo de atividade executado e a outra sobre os fatores determinantes da iluminação adequada. Confira a Tabela 1:

Tabela 1 – Iluminância por classe de tarefa visual

NBR 5413

Esta tabela informa os pesos para se determinar a iluminância de acordo com características da tarefa e do observador.

Confira agora a Tabela 2 da NBR 5413:

Tabela 2 – Fatores determinantes da iluminação adequada

NBR 5413

Para chegar a uma posição conclusiva sobre a iluminância de determinado ambiente, basta analisar na tabela 2 os pesos referentes as características do mesmo e somar conforme os seus sinais, sendo que, se encontrar resultados -2 ou -3, utilize a iluminância inferior; e se encontrar resultado +2 ou +3, utilize a iluminância superior. Para os demais casos, utilize a iluminância média.

O documento traz ainda uma relação completa de luminâncias em lux por atividade, a partir do ponto 5.3.

Para casos comuns deve-se considerar o valor do meio nestas tabelas. Em casos mais complexos, deve-se considerar as regras a seguir:

  • Para os valores mais altos das iluminâncias utilizar quando:
  • A refletância e contraste são baixos no local.
  • O trabalho visual é crítico.
  • Produtividade e precisão são importantes.
  • A capacidade visual do observador está abaixo da média.
  • Da mesma forma para os valores mais baixos utilizar quando:
  • A refletância e contraste são altos no local.
  • Velocidade e precisão não são importantes.
  • A tarefa é executada ocasionalmente.

Além disso, estes valores fornecidos pela NBR 5413 usados posteriormente nos cálculos da quantidade de lâmpadas de cada ambiente. Isso garantirá a segurança, o conforto e a saúde das pessoas que utilizam o espaço, independentemente de ele ser doméstico ou comercial.

Para saber mais sobre a NBR 5413 – Iluminância de Interiores, acesse este slide com o documento normativo completo.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

Comentário

  1. JOÃO Carlos dos santos diz

    Conversor 110v para 220v para ar condicionado.

POSTAR UM COMENTÁRIO


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×