Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Nbr 5419 proteção contra descargas atmosféricas

Nbr 5419 proteção contra descargas atmosféricas
42 Flares Twitter 0 Facebook 42 Google+ 0 42 Flares ×

Desastres naturais são fenômenos impossíveis de serem controlados, seja por engenharia ou por satélite, não há como parar nenhum tipo de fúrias da natureza.
Sendo assim as descargas atmosféricas quando atingem o planeta Terra, pode prejudicar a vida do ser humano, podendo levar até a óbito, sem contar com os problemas causados pelas descargas fortes em arvores, fiações,tubulações, casas e prédios desprotegidos, parques e etc.

A importância do aterramento elétrico
Aterramento exclusivo ou separado?
Aterramento a caixa de inspeção – dicas, passo a passo
Foi assim que o programa de proteção contra descargas atmosféricas surgiu, como Nbr 5419.
Em seguida explicarei mais sobre esse programa que vem evoluindo a cada passo que alcança, para a proteção dos seres humanos e seus bens materiais.
O Que é Nbr 5419?

Como já dito, sabemos que não podemos controlar os desastres naturais do planeta terra, os raios não respeitam a natureza muito menos os seres humanos, então o que podem fazer para ao menos se proteger dessa catástrofe que destrói ruas, arvores, casas, prédios, fabricas, eletrodomésticos, e muito mais. A ABNT (Associação brasileira de normas técnicas) foi fundada em prol dessas descargas atmosféricas, para que elaborassem proteções contra descargas atmosféricas ( Raios ).

Saiba mais

Para irmos mais a fundo, e melhor entendimento, acompanhe sobre alguns dos termos e definições do Nbr 5419.

  • Descarga Atmosférica para Terra é uma descarga elétrica vindo da atmosférica entre as nuvens e a Terra.
  • Descarga Atmosférica descendente é a descarga atmosférica iniciada por um líder descendente de uma nuvem para a Terra.
  • Descarga Atmosférica ascendente é uma descarga iniciada por um líder ascendente de uma estrutura aterrada com destino as nuvens.
  • Componente de descarga atmosférica é uma descarga elétrica singela de uma descarga atmosférica para terra.
  • Componente curta da descarga atmosférica é parte de uma descarga atmosférica para terra que corresponde a um impulso de corrente
  • Componente longa da descarga atmosférica é parte de uma descarga atmosférica para terra que corresponde a componente da corrente de continuidade.
  • Múltiplos componentes da descarga atmosférica é uma descarga atmosférica para a terra que consiste em media de três a quatro componentes com um intervalo de tempo típico entre eles de cerca de 50 metros por segundo.
  • Ponto de impacto é o ponto onde uma descarga atmosférica atinge a Terra ou um objeto elevado como prédios, arvores e etc…
  • Corrente da descarga atmosférica é a corrente que flui no ponto do impacto
  • Valor de pico da corrente é o máximo valor da corrente atmosférica
  • Taxa média de variação da frente de onda do impulso da corrente é a média de variação da corrente em sua frente de onda no intervalo entre os instantes em que são atingidos 10% e 90% do valor do pico.
  • Duração da descarga atmosférica é o intervalo do tempo em que a corrente da descarga atmosférica flui no ponto de impacto.

Esses são alguns de seus termos e definições, a importância das definições em instalações prediais, residenciais e comerciais, são os sistemas que são feitos para a proteção de todos os que utilizam seu espaço, minimizando o impacto dos raios nas cidades graças ao programa Nbr 5419.

utilizam seu espaço, minimizando o impacto dos raios nas cidades graças ao programa Nbr 5419.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


42 Flares Twitter 0 Facebook 42 Google+ 0 42 Flares ×