Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Norma Regulamentadora NR10 – Visando o bem do trabalhador

Confira a importancia da NR 10 para o eletrcista e seu cliente
407 Flares Twitter 0 Facebook 407 Google+ 0 407 Flares ×

 A publicação da norma Regulamentadora nº 10 é um marco muito importante na história de todos os profissionais que trabalham com eletricidade no Brasil.Ela trata sobre o regulamento de segurança em todas as instalações e serviços elétricos, por isso é obrigatório a todos os eletricistas que a sigam, de forma compulsória. Publicada em 08/12/2004 ela alterou as rotinas das instalações elétricas e da forma como eram feitas por aqui.

A NR 10 apresenta um grande avanço tanto na forma de projetar e manter as instalações elétricas quanto na forma de se trabalhar com eletricidade, fato que mudou a rotina de muitos profissionais eletricistas, para a melhor, dando a eles segurança e amparo legal para desempenharem suas atividades. Visto que, o objetivo desta Norma é garantir a segurança e a saúde de todos os trabalhadores, seja os que lidam direto com energia elétrica ou a utilizam para o seu trabalho.

Pontos Positivos da Norma Regulamentadora NR 10

Esta norma regulamentadora define as condições mínimas que visam implementar e controlar os sistemas de segurança e saúde dos trabalhadores, que direta ou indiretamente interajam com instalações elétricas.

 Ela cria um prontuário das instalações elétricas, fazendo com que todos os documentos dessas instalações fiquem organizados. Este prontuário é devido pelas empresas com uma carga instalada acima dos 75Kw.Pontos positivos da NR 10

 A norma cria a obrigatoriedade de um relatório técnico das inspeções que atendem as conformidades das instalações elétricas. Este relatório são para empresas que realizam trabalhos próximos do Sistema Elétrico de Potencia.

 A Norma Regulamentadora NR10  obriga que as empresas introduzam nos seus projetos de instalações elétricas os conceitos de segurança. Eles devem especificar os dispositivos responsáveis pelo desligamento de circuitos que possuem recursos para impedimento de reenergização.

 Estende a regulamentação anterior para as atividades desempenhadas próximas às instalações elétricas. os trabalhadores devem receber treinamentos de segurança específico, em SEP (Sistema Elétrico de Potencia) assim como em suas proximidades. Esse treinamento exige currículo mínimo, incluindo carga horária e as demais determinações estabelecidas. Para montar o seu currículo, veja esses modelos de currículos prontos.

 Claro que esta norma não trouxe só pontos positivos, há alguns detalhes que precisam ser revistos, mas como o objetivo dela é melhorar e garantir a segurança dos trabalhadores em eletricidade ela é bem-vista e recebida por todos.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


407 Flares Twitter 0 Facebook 407 Google+ 0 407 Flares ×