O que é e como funciona um relé termostato e uma botoeira de emergência?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O relé termostato é o circuito que faz o controle térmico de alta precisão, também é conhecido como termostato eletrônico, contendo um controle automático de temperatura que ativa um relé de acordo com a temperatura, por ser um sensor, ele utiliza um circuito integrado que detecta a temperatura.

O que é relé fotoelétrico? dicas, passo a passo

Sistema com relé de impuo? dicas, passo a passo

O funcionamento é simples, quando ele detecta uma temperatura acima do nível padronizado, o relé é acionado e quando a temperatura diminui abaixo da desejada, o relê desliga.

Como funciona o termostato com relê?

O coração do circuito é integrado, indo de 0 a 100 C, sendo o sensor de temperatura na escala Celsius, calibrado de fábrica em uma escala linear, função de conversão Volt para Gray.

O Circuito do Termostato eletrônico com relé, a tensão de saída muda linearmente com a temperatura de 0 C para 100 C. Isso faz com que o circuito fique muito mais simples, necessitando apenas de uma referência de tensão com precisão que é fornecida pelo circuito integrado e um comparador preciso com circuito integrado, com propósito de construir um interruptor térmico controlado, o famoso termostato.

A pré-seleção do controle de temperatura deve ser feito pelo trimpot e o resistor a partir de um divisor de tensão variável que vai definir uma tensão de referência na forma 0V ~1.62V.

Como fazer a montagem de um Quadro de distribuição? dicas, passo a passo

Aprenda como fazer a instalação de um ar condionado split – dicas, passo a passo

Com a ajuda do amplificador operacional, há isolamento da tensão de referência, com objetivo de evitar a sobrecarga da rede divisora.

O comparador faz a comparação da tensão de referência Vref com a tensão de saída, decidindo se é para energizar ou desenergizar o relé.

A função do circuito é proporcionar um pouco de histerese, que auxilia a evitar a retransmissão de vibração. Sendo a histerese é inversamente proporcional.

O circuito do termostato pode ser alimentado por qualquer fonte DC de 12 volts com pelo menos 100 ma. Mas a calibração não tem a menor necessidade de um instrumento especial, o acionamento do relé pode ser definido como em qualquer temperatura entre 0 e 100 C.

O botão cogumelo ou botoeira de emergência

É normal quando queremos construir um circuito em que o botão cogumelo seja acionado só para casos de emergia, mas ele também serve para desligar o sistema caso este precise de manutenção.

Ele é usado para desligar o comando caso ocorra algum tipo de anomalia ou quando desejam fazer algum tipo de manutenção onde é necessário o desligamento.

O botão funciona como uma retenção ao ser acionado através da pressão sobre a sua estrutura. Ele fica retido em sua posição final e para que volte à posição inicial, é preciso girá-lo em sentido horário de modo a promover o seu destravamento, essa manobra torna o dispositivo muto segurado, evitando qualquer tipo de manobra inadvertidas. Isso serve para que se tenha segurança.

É comum que seus contatos de proteção são Normalmente Fechado (NF) usados para desligar o circuito e Normalmente Aberto (NA) para fazer a sinalização da condição de emergência.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Postar Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×