O que é iluminação indireta e como utiliza-la?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sem dúvidas a iluminação modifica o ambiente e é algo que deve ter sua relevância levada em consideração na hora de projetar um ambiente. É preciso saber como aplicar a iluminação indireta de acordo com o estilo do lugar e qual o objetivo que você quer transmitir pelo cômodo, adequando assim a necessidade de luminosidade do ambiente.

Iluminação automática de baixo custo – dicas, passo a passo

Como preparar um plano de iluminação ? dicas, passo a passo

Aprenda como fazer a instalação de ar condicionado split – dicas, passo a passo

Assim, um dos focos da iluminação é evidenciar detalhes de arquitetura ou da decoração de cada projeto. Vemos a importância do uso correto da iluminação indireta com o ganho de espaço e cada vez mais sendo reconhecida no mercado.

Como usar a iluminação indireta?

Esse tipo de iluminação indireta não tem um objeto ou espaço direto para iluminar, ela ilumina o lugar como um todo, como se fosse uma luz de ambientação. A iluminação indireta incide na superfície só para depois refletir para iluminar outros pontos de maneira uniforme. Para que haja a otimização em sua reflexão, é indispensável que as superfícies reflexivas predominem as cores claras.

Por ser uma iluminação menos invasiva ao ambiente e não alterar a temperatura, acaba criando um ambiente aconchegante. Também acaba sendo uma forma menos óbvia para decorar sua fachada ou um cômodo de sua casa, por exemplo, além de ser multifuncional, podendo ser utilizada de diversas maneiras.

Um de seus principais objetivos é iluminar discretamente e uniforme, trazendo conforto visual. Vale evitar usar a iluminação indireta em ambientes escuros, caso precise de mais pontos de luz, é interessante recorrer a fontes de iluminação.

Uma idéia interessante para o projeto de iluminação é usar tanto a iluminação direta como a indireta, mas tendo o cuidado para não deixar o ambiente carregado e evitando que o lugar fique escuro com o uso apenas da iluminação indireta.

A iluminação indireta precisa ser posicionada em sancas de gesso, no forro, em detalhes da parede e chão ou em uso de luminárias com filtros com efeito fosco.

É comum encontrarmos a iluminação indireta posicionada para cima, isso para que não seja criada sombra da luz, ofuscar o lugar e fazer a iluminação de modo uniforme.

Como é feita a Iluminação indireta com LED?

A iluminação de LED é aquela que nos proporciona mais liberdade para criar e é usada em todos os tipos de ambientes.

Algumas das vantagens da fita de LED é ter alta durabilidade, economia de energia, ser sustentável e ter uma instalação mais fácil. Além de ser muito funcional, proporcionando decorações modernas ao ambiente.

É possível encontrar as fitas de LED em uma série de cores e é a mais usada para ter iluminação indireta, já que ela simula lâmpadas fluorescentes. Em ambientes como cozinhas, é comum o uso das fitas para iluminar bancadas quando estas são instaladas sob bancadas americanas ou armários aéreos.

Muitas pessoas gostam de utilizar a iluminação indireta com LED em banheiros, iluminando as paredes da pia e espelho, onde elas se encontram atrás deste. Já em ambientes como quartos e salas é comum usar o LED em sancas de gesso para iluminar as cortinas suavemente, unindo-se a estas na decoração.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Postar Comentários

Comentários

Um comentário em “O que é iluminação indireta e como utiliza-la?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×