O que é NR12 e qual a sua importância nas empresas ?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Você sabe o que é a NR12 ? Ela é a norma regulamentadora vigente sobre máquinas e equipamentos de todos os tipos, além de apresentar disposições gerais sobre o tema visando garantir a saúde e a integridade física de seus trabalhadores.

Curso de NR10 – Segurança em instalações e serviços de eletricidade

Tudo sobre a NBR-5413

Partida estrela triangulo – dicas, passo a passo

É claro que desenvolver produtos e prestar serviços depende de máquinas, fazendo com que estes sejam incluídos no dia a dia do trabalho, devendo ter fabricação e o uso orientado por meio da lei e sendo fiscalizado por órgãos competentes.

Qual a função da NR 12?

Essa norma regulamenta o projeto, “fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título e em todas as atividades econômicas” de “equipamentos e máquinas de todos os tipos”, assim como o seu uso.

Esta última etapa tem vários estágios como: o transporte, montagem, instalação, ajuste, operação, limpeza, manutenção, desativação, inspeção e desmonte de equipamentos e/ou máquinas.

Equipamentos ou máquinas que foram impulsionadas por força humana ou animal não são guiadas através da NR12, assim como itens expostos com finalidade história, como é o caso de museus ou não produtivas e eletrodomésticos.

Publicada em 1978, a NR12 vem sofrendo atualizações para atender a demanda da segurança dos trabalhos com as inovações do mercado.

Com a modernização, as empresas estão cada vez mais automatizadas, assim as rotinas laborais mudaram.

Qual a importância da NR12?

Ela contribui para prevenir riscos laborais e acidentes de trabalho. Quando há um acidente com um funcionário, a empresa precisa arcar com o afastamento deste trabalhador, precisando indenizar a pessoa acidentada.

Lembre-se que a NR12 não serve apenas para zelar pela saúde e vida do funcionário, mas para manter o empregador orientado em sua atividade.

Há outras disposições?

Além das três categorias de proteção previstas na NR12, há alguns tópicos que precisam ser destacados, já que eles abordam as prioridades da norma regulamentadora e orientam sobre as medidas cuja adoção é fundamental.

Treinamento

Além de manter sempre o maquinário identificado, é preciso treinar os empregados para garantir a proteção à saúde e vida dele. Com material de linguagem fácil, há uma maior compreensão pelos colaboradores.

É preciso que o funcionário habilitado para manusear as máquinas ou equipamentos, seja registrado no conselho de classe competente e capacitado para tal.

Como montar um Comando Elétrico – dicas , passo a passo

Disjuntor desarma a toda hora? dicas, passo a passo

A NR12 também cobra a reciclagem do trabalhador de tempos em tempos.

Manual de Instrução

Toda e qualquer máquina e equipamento deve ter o seu, sendo fornecido pelo importador ou fabricante. Nele deve haver informações de segurança para cada uma das fases da operação do maquinário.

Há quatro requisitos básicos que devem estar no manual:

  • escrito em português do Brasil, legível e com ilustrações explicativas;
  • ser claro e simples, com linguagem fácil de ser compreendida e sem ambiguidades;
  • avisos de segurança em destaque;
  • disponível para todos os usuários da máquina ou equipamento.

A NR12 traz também alguns dados que o manual precisa ter, como a razão social, CNPJ e endereço do importador ou fabricante. Número de série e ano de fabricação do bem, riscos aos usuários e outras especificações técnicas de uso também são obrigatórios estarem presentes no manual.

Inventário de máquinas A NR12 cobre a listagem das máquinas e equipamentos com identificação por capacidade, tipo, sistema se segurança e localização com representação esquemática que deve ser elaborada por um profissional qualificado.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Postar Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×