Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



O que é um indicador de alta tensão? dicas, passo a passo

O que é um indicador de alta tensão? dicas, passo a passo
102 Flares Twitter 0 Facebook 102 Google+ 0 102 Flares ×

Um indicador de alta tensão é uma das melhores opções para advertências a um profissional na indicação de uma linha de energia com tensão grande. Outros tipos de dispositivos que ficam sujeitos a medidas de proteção ou dependem de fontes de energias de origem secundária, tais como os fusíveis, podem fornecer leituras inadequadas, por não funcionarem diretamente na energia elétrica das linhas. É por isso que um indicador de alta tensão é muito eficiente e o melhor: simples.

Veja a seguir um artigo especial que explica os detalhes de um indicador de alta tensão:

 

FUNCIONAMENTO BÁSICO

Grande parte dos indicadores de alta tensão conta com circuitos simples, que consistem em um conector que é ligado a um barramento localizado no gabinete de alimentação, e também um diodo que emite luz em uma caixa pequena. A luz exibida pode piscar ou não piscar, e dessa forma o eletricista saberá se a linha está ligada e se é necessário desligar ela antes de começar o seu trabalho.

 

DETALHES DE SEGURANÇA

A luz que emite o sinal de advertência é confiável, pois ela recebe a energia que tem origem direta na linha, ou seja, não está sujeita a linhas secundárias e ao aterramento externo. Outros dispositivos de advertência, por exemplo, podem apresentar erros de identificação por motivos de falhas do próprio equipamento e até mesmo do usuário.

Os voltímetros precisam que o profissional coloque os seus conectores ou ponteiros de maneira direta sobre os fios. Dessa forma, caso o profissional não o conectar completamente, pode ter uma falsa leitura. Há também os indicadores que dependem de baterias. Por esse tipo de aparelho não ficar ligado diretamente à energia da linha, é possível que apresente problemas de leitura em casos de baterias danificadas ou desgastadas.

Temos ainda dispositivos com fusíveis que regulam a energia, mas se uma onda anterior danificou de alguma forma o aparelho, eles também podem apresentar leituras falsas.

Os indicadores de tensão tem uma vida útil de aproximadamente 7 anos, e depois desse período, para que eles funcionem corretamente, é fundamental realizar a substituição.

 

INSTALAÇÃO

A instalação do indicador de alta tensão deverá ser feita diretamente na fonte de abastecimento, para que o profissional consiga verificar rapidamente o que precisa fazer antes de começar o trabalho, garantindo assim a segurança.

Para a verificação da tensão, não será necessário contar com outras ferramentas adicionais.

Os usos mais comuns para esse tipo de indicador são em interruptores terra de alta resistência, subestações, motores elétricos para equipamentos e veículos, interruptores de transferência, entre outros.

 

ORIENTAÇÕES FINAIS

O preço de um indicador de tensão pode variar, de acordo com a região. É fundamental que um eletricista verifique a necessidade, assim como a possibilidade de usá-lo para determinada função.

A eletricidade pode trazer consequências fatais quando não é controlada, e é por isso que você deve desligar a energia principal antes de instalar um indicador de alta tensão ou qualquer outro tipo de dispositivo elétrico.

 

Gostou? Então compartilhe!

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


102 Flares Twitter 0 Facebook 102 Google+ 0 102 Flares ×