Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



O que são dispositivos de manobras?

dispositivos de manobras
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Dispositivos de manobras – Os dispositivos de manobra são muito comuns em qualquer projeto elétrico. Se o circuito é fechado, onde há uma fonte, geradores de energia elétrica e uma carga que irá consumir, isso definirá um sistema interligado por condutores, um caminho para a eletricidade. Como você pode ver, isso define um circuito elétrico básico, mas além destes, outros recursos podem fazer parte deste circuito. É o que ocorre com os dispositivos de manobras.

O que são os dispositivos de manobras

Trata-se de dispositivos eletromecânicos ou eletrônicos, usados para impedir ou permitir a passagem de corrente elétrica entre a fonte e a carga através de manobras – no caso, ligar e desligar. Um exemplo disso são os interruptores de luz, já que eles impedem e permitem que a corrente elétrica da fonte de energia vá até as lâmpadas.

dispositivos de manobras

Mas não apenas os interruptores são dispositivos de manobras. Dispositivos como disjuntores, que ligam e desligam circuitos e acumulam a função de proteger os mesmos, também são dispositivos de manobras. Não se trata também de apenas desligar ou ligar uma subestação, mas de qualquer tipo de função semelhante pode ser considerada uma manobra.

São os dispositivos de manobras que integram o controle de um circuito, que é composto por fonte, carga, condutores e controle. Além disso, caracterizam-se por serem dispositivos de manobras os comandos elétricos ou automação industrial de qualquer tipo de máquinas, até mesmo os totalmente automáticos.

Como são classificados os dispositivos de manobra

  • Dispositivos de baixa tensão, quando projetados para trabalhar com tensão inferior ou igual a 1000 V.
  • Dispositivos de alta tensão, quando projetados para trabalhar com tensão superior a 1000 V.

Vale a pena dizer ainda que os dispositivos de manobra ou de proteção possuem três tipos de circuitos internos:

dispositivos de manobras

  • Circuito principal, que é o circuito constituído pelo conjunto de todos os circuitos associados cujo dispositivo de manobra ou de proteção tem a função de abrir ou fechar a carga;
  • Circuito de comando, que é o circuito responsável pelo comando do circuito principal, ou seja de ligar ou desligar o circuito principal;
  • Circuito auxiliar, circuito responsável pelo sistema de indicação e alarme de situações com a carga ou com o circuito de comando.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×