Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Orçamento, ferramenta para conquistar clientes

Orçamento, ferramenta para conquistar clientes, faça uso.
91 Flares Twitter 0 Facebook 91 Google+ 0 91 Flares ×

O orçamento de trabalho é uma das peças mais importantes até o fechamento do contrato. Porém muitos profissionais não valorizam a sua importância e ou o fazem de qualquer maneira ou simplesmente não o entregam para os seus clientes. O que acarreta sérios problemas como tarefas não combinadas antes e valores que não foram pré estabelecidos. Para que isso não ocorra vamos passar alguns detalhes importantes que devem ser definidos antes do inicio de uma empreitada.

 O principal ponto de um orçamento de serviços de instalações elétricas é o profissional definir quanto será o valor do seu trabalho por hora. Como variações que podem ser encontradas nessa definição estão as atividades que precisam de um ajudante ou até em alguns casos de um pedreiro, por isso é importante variar os valores de situação por situação.

 De acordo com a norma NBR 5410 um orçamento poderá ser dividido de instalação elétrica pode ser dividido de acordo com três situações:

 Instalação Simples: é aquela instalação de fios, cabos, soquetes, lampadas, disjuntores, enfim, as instalações mais corriqueiras, realizadas em casas e apartamentos.

 Instalação Padrão: mesma atividade que as instalações simples, porém com o diferencial de possuírem aterramentos e com DRs.

 Instalação Extra: esta instalação é mais complexa que a padrão, pois além dos aterramentos com Drs possuem terminais em todos os pontos, solda em derivação de potência e anilhamento de circuitos.

 Tomando como base o tempo presumido que será necessário para os diversos tipos de instalações desde as mais simples até as que necessitam de um maior grau técnico podemos definir de acordo com pesquisas o seguinte quadro, que resumidamente, auxilia na definição do valor por hora.

 Dicas para formulação do orçamento

Nunca deixe de apresentar um orçamento para seu cliente

Crie seu orçamento de uma maneira fácil de se apresentar, de preferência faça uma tabela no excel para expor todos os detalhes do mesmo, como por exemplo, o valor calculado por cômodo, o calculo da área e do perímetro, enfim.

 Peça ao cliente uma planta baixa da residência, com ela em mãos esboce o diagrama unifilar, mostrando a ele o que exatamente existirá em cada cômodo.

 Encontre parceiros, esta dica vai além do orçamento, ela ajudará você a aumentar a sua carteira de clientes. Donos de lojas ou profissionais de outras áreas ligadas a construção podem trabalhar indicando o seu serviço, recebendo como recompensa uma porcentagem sobre o seu ganho.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

Comentário

  1. Luiz Jacques diz

    Parabéns pelo artigo

POSTAR UM COMENTÁRIO


91 Flares Twitter 0 Facebook 91 Google+ 0 91 Flares ×