Partida de um motor elétrico – Direta ou Indireta – dicas, passo a passo

Partida de um motor elétrico - Direta ou Indireta - dicas, passo a passo
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Com relação à partida de um motor elétrico (que pode ser classificada como direta ou indireta), existem algumas considerações a realizar sobre os seus dispositivos de proteção – nomeadamente o fusível e o relé térmico – que, devendo ser ligados em série com cada fase do motor, têm por objetivo proporcionar uma maior segurança no que respeita à ligação e utilização do motor elétrico nas atividades a que ele se destina.

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Saiba então quais são esses dispositivos (e como funcionam!) e conheça as diferenças entre a partida direta e indireta, seus benefícios e suas desvantagens!

Fusível

O fusível pode ser descrito como um metal que possui uma temperatura de fusão conhecida, com encapsulado por uma redoma feita de vidro ou material plástico isolante. Quando passa por um processo de aquecimento significativo, o metal derrete e interrompe a passagem da corrente elétrica, protegendo assim a fase do motor.

Relé Térmico

Sensível ao aumento da temperatura, o relé térmico é construído com recurso a lâminas bimetálicas que se deformam e que são capazes de abrir o circuito em caso de a fase do motor aquecer em excesso. Além disso, o relé térmico se destaca por uma particularidade muito positiva, a sua permanente capacidade de reutilização, o que faz dele uma peça muito interessante no quesito custo-benefício por conta do seu elevado período de durabilidade.

 

Partida direta: o que é?

Por norma, um motor inicialmente parado, ao ser ligado, sofre um pico de corrente entre 6 a 10 vezes superior à corrente de trabalho desse mesmo motor quando está funcionando. Esse aumento elevado se faz necessário para que a inércia inicial do rotor seja vencida e, por conseqüência, é normalizado quando há uma aceleração até sua velocidade de operação plena.

Assim, por partida direta se entende o ato de ligar as bobinas do motor na fonte de corrente alternada, realizada com segurança por meio dos comandos elétricos. Em termos de benefícios, a partida direta é simples de implementar, necessitando de poucos componentes e de um motor de apenas três saídas; com relação às suas desvantagens, este tipo de partida demanda o superdimensionamento dos dispositivos de proteção para resistir à corrente de pico inicial, o que conduz ao desgaste mais rápido do motor.

Partida indireta, ligação em estrela-triângulo

Por sua vez, a partida indireta é outro método de ativação de motores, que visa a redução do pico inicial de corrente elétrica e cujo funcionamento passa pela ligação do motor de modo a passar uma corrente menos elevada no início, até que ele deixe o estado de inércia. Seguidamente, há lugar à mudança da ligação das bobinas com comandos elétricos para que a corrente total atravesse o motor e ele possa desenvolver a rotação nominal – e, conseqüentemente, evitar o pico da corrente elétrica.

Uma das formas mais conhecidas da partida indireta é a partida em estrela-triângulo, cuja denominação se deve ao seu tipo de ligação (em estrela e em triângulo) com relação aos motores trifásicos – isto é, que possuem três bobinas para o funcionamento do motor em causa.

 

 

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