Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Vantagem da Partida Estrela Triangulo

partida estrela triangulo
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Vantagem da Partida Estrela Triangulo

O modelo partida estrela triangulo consiste no start de motores elétricos trifásicos, isto significa que ele precisa de uma chave de uma mesma nomenclatura para que possa ser acionado. A partida desses motores por intermédio dessa chave pode ser tanto manual quanto automática, tudo vai depender do sistema em que está ligado e a necessidade da empresa, mas o que é igual em todas as ligações é que essa chave estrela triangulo é interligada aos enrolamentos do motor que por sua vez estão acessíveis com 6 terminais.
Aprenda como fazer a instalação de um ar condicionado split
Como escolher o modelo de ar condicionado ideal
Quantas lampadas podem ser instaladas em um disjuntor? dicas

Funcionamento da Partida Estrela Triangulo

O funcionamento da partida estrela triangulo, o motor inicia em sua configuração estrela e dessa forma proporciona uma impedância mais elevada com uma menor tensão em suas bobinas, deste modo, ela faz com que a corrente tenha uma queda em suas eventuais paradas, e assim, resultando em uma perda considerável do toque na partida desse motor.

Essa eventual manobra faz com que o motor faça uma parada mais suave, ela também consegue reduzir a sua corrente de partida utilizando 1/3 da corrente que ela utilizaria normalmente em uma parada mais direta.

Essa manobra faz com que o motor use uma partida visa a diminuição do pico de corrente na partida do motor, porém lembramos que você nunca deve tomar essa configuração de ligação como um padrão, sempre que for utilizar este recurso, procure analisar se este é realmente o seu problema principal, isso porque as chaves estrela triangulo são muito caras, por causa disso, o mais viável seria utiliza-las em motores superiores a 20 HP de potência, explicando de um outro jeito, se você por exemplo, tiver um motor de 10 HP não vantagem utilizar a chave estrela triangulo, isto é, caso não tenha nem um empecilho, caso não tiver algum impedimento, opte pelo uso do método de parada direta.

Características de fechamento

  1. Triangulo

A definição deste eventual fechamento, é fazer com que o motor receba uma um nível menor de tensão em seu projeto elétrico, veja o exemplo a seguir.

Vamos supor que você tenha um motor com uma tensão de 220/380 V, caso esse motor esteja em fechamento em triangulo, ele terá uma inserção da tensão  220 V.

Veja como fazer o ligamento de seus terminais.

  • 1-6 (rede R)
  • 3-5 (rede S)
  • 4-2 (rede T)
partida

partida

  • Estrela

O motor que possui o fechamento das suas bobinas tem como principal finalidade ter uma tensão de alto nível em sua partida de acordo com o projetado, deste modo, os motores que possuem uma alimentação 220/380 V, com o fechamento estrela será permitido que você atue com uma tensão de 380 V. Veja a seguir como fazer o ligamento de seus terminais.

  • 4 – 5 – 6 (união)
  • 1 (rede R)
  • 2 (rede S)
  • 3 (rede T)
partida

partida

Quais precauções tomar

O aspecto mais importante que deve ter total atenção é a questão de quando o sistema triangulo deverá entrar em ação. Isto é, esta ligação sé deve ser acionada quando o motor estiver no mínimo em 90% de sua rotação nominal, deste modo a chave estrela triangulo deverá ser executada neste parâmetro de referência.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×