Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Quais os cuidados com Plugues e Benjamin

Quais os cuidados com Plugues e Benjamin
76 Flares Twitter 0 Facebook 75 Google+ 1 76 Flares ×

Muitos cuidados devem ser tomados com os plugues e benjamin, e no dia a dia é mais do que comum as pessoas terem problemas com eles, mas isso se dá devido a vários fatores, e o mais comum deles é o superaquecimento, o que pode levar a uma mini explosão desse acessório, trazendo muitos riscos para sua residência, principalmente se tiver crianças ou animais.

O super aquecimento ocorre quando o plugue está operando com uma capacidade maior do que ele já consegue, por exemplo um benjamim que suporta 110w e está plugada em uma tomada de 220w. É muito comum vermos esse superaquecimento quando vários equipamentos são ligados no mesmo plugue, logo, ele não suporta esse aquecimento por que a demanda é maior do que a que ele consegue.

Nem sempre  as pessoas tomam todos os cuidados que são necessários com os plugues e benjamim porque acreditam que não existe nenhum risco envolvido, mas grande parte é por falta de conhecimento mesmo, mais isso do que por irresponsabilidade. É importante entendermos que esse acessório é muito útil, mas ele é simples e nem sempre aguenta tudo que a gente precisa usar ao mesmo tempo e que seja conectado na energia.

Quais os cuidados com Plugues e Benjamin

Quais os cuidados com Plugues e Benjamin

Vejam quais são os cuidados indicados para serem tomados com os Plugues e Benjamin

:

  • Verifique o valor da tensão nominal, ou seja, a quantidade de volts suportados;
  • Verifique também a quantidade de corrente nominal, ou seja, a quantidade de amperes;
  • Antes de ligar, verifique todos os dados citados acima tanto da tomada como também do equipamento antes de liga-lo.

Dica Passo a Passo: Saiba como instalar um Ventilador de Teto
Dica 2 Instalações Elétricas: Montagem de um Quadro de Distribuição
Dica 3 Dicas importantes para contratar um eletricista

Esses cuidados ajudam a evitam alguns problemas extras, principalmente os que estão relacionados à queima de produtos, que por sinal tem sido cada dia mais comum nos dias de hoje. Mas aplicando esses cuidados você consegue evitar esses acontecimentos.

Confira abaixo as dicas para solucionar os problemas de aquecimento, além das dicas para verificar a quantidade de amperes e volts você também pode fazer uma adaptação que vai atender as necessidades dos aparelhos que estar sendo ligados, saiba mais:

  • A tomada pode ser instalada com corrente nominal adequada ao equipamento;
  • Grande parte das tomadas vem com padrão 10ª, mas os eletrônicos consomem mais do que isso. Logo, é indicado a instalação conforme o consumo do eletrônico, como por exemplo: 16A, 20A, 25A, 30A.
  • Alguns cuidados extras devem ser tomados. O primeiro e o mais importante deles é saber que você nunca deve fazer a ligação direta na tomada desses seguintes eletrônicos:
    • chuveiro;
    • torneira elétrica;
    • aquecedor de agua.

O chuveiro, principalmente, precisa ter uma ligação única, para não haver sobrecarga.

Ao fazer isso você estará ocasionando um super aquecimento, logo, é normal que os problemas surjam. Faça uma instalação com uma tomada adequada para esses eletrônicos, e elas não são as comuns que usamos para outros tipos de aparelhos.

Por isso, fique à atento as nossas dicas e nos cuidados que podem fazer a diferença entre um acidente e uma residência segura.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


76 Flares Twitter 0 Facebook 75 Google+ 1 76 Flares ×