Quais os maiores erros que cometemos na montagem de um Quadro de Distribuição

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Quadro de distribuição nada mais é que o painel de disjuntores ou o painel elétrico. Ele faz parte do sistema de fornecimento de energia elétrica que tem como função dividir uma alimentação elétrica em circuitos subsidiários. Ou seja, ele é responsável por captar a energia na entrada de uma casa ou indústria e dividir a energia em sub-circuitos.

Cada sub-circuito precisa de um fusível e um disjuntor, esse faz a proteção do circuito, o quadro de distribuição acaba sendo conhecido como painel com vários disjuntores termomagnéticos interligados por barramentos. Como fazer uma montagem de Quadro de Distribuição

Como montar um Comando Elétrico – dicas, passo a passo

Como montar um Quadro de Disjuntor

Disjuntores

É comum o disjuntor principal ramificar, principalmente quando há vários disjuntores menores com correntes menores e como esse barramento pode acabar sofrendo uma descarga elétrica, é normal empregar dispositivos de proteção de surto no projeto do quadro de distribuição.

Quando um fusível ou disjuntor está funcionando, desliga algum circuito ou mesmo uma instalação inteira, isso pode ocorrer devido a uma sobrecarga ou mesmo um curto circuito.

Os desligamentos frequentes apontam que há sinais de sobrecarga, assim jamais troque os seus disjuntores ou fusíveis por outros que possuam uma corrente maior, com maior amperagem.

Para que possa ser feita a troca do disjuntor ou fusível por outro de corrente maior, é preciso fazer a troca tanto dos cabos como dos fios elétricos por outros de maior seção (bitola).

Da mesma maneira, nunca remova ou desative a chave automática de proteção contra choques elétricos, o famoso dispositivo DR, por mais que haja um desligamento sem causa aparente.

Caso hajam desligamentos frequentes e se houver tentativas de ligar a chave sem êxito, provavelmente há na instalação elétrica anomalias internas, que só poderão ser identificadas e consertadas por profissionais qualificados.

Desativar ou remover a chave significa a eliminação da medida protetiva contra os choques elétricos, além do risco da vida para as pessoas que usam essa instalação.

NBR

Independente do serviço que vai ser desenvolvido nas instalações elétricas, todos esses serviços devem estar de acordo com as normas. No quadro de distribuição estão todos os dispositivos de proteção, tanta para os consumidores como para os circuitos. Por isso é fundamental que eles estejam dimensionados de forma correta, de acordo com a norma NBR-5410.

Conforme esta norma, todas as instalações elétricas precisam ter pelo menos um Quadro de Distribuição de Circuitos (QDC), mas nem sempre os eletricistas sabem a maneira certa para começar a montar o QDC.

A caixa de distribuição

Ela é mais conhecida como o quadro de distribuição dos circuitos e é a parte mais importante da instalação elétrica, já que é por ela que passa toda a energia. O quadro de distribuição fica responsável por todos os dispositivos de proteção, além de distribuir os circuitos para os pontos de utilização, garantindo segurança e bom funcionamento, evitando defeitos e acidentes.

Os circuitos presentes na caixa de distribuição precisam ser separados, como os circuitos de iluminação, circuito para tomadas de uso geral e os circuitos individuais para tomadas de uso específico, onde todos possam ter a potência máxima a ser dissipada.Não deixe de identificar todos os circuitos, isso garante a segurança de quem irá fazer a manutenção.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Postar Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×