Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Qual a importância do diagrama elétrico em uma instalação elétrica? dicas, passo a passo

Qual a importância do diagrama elétrico em uma instalação elétrica? dicas, passo a passo
1.3K Flares Twitter 0 Facebook 1.3K Google+ 2 1.3K Flares ×

A real sensação que se sente quando você precisa realizar uma intervenção em uma instalação elétrica ou circuito sem ter um diagrama elétrico é a mesma sensação de  estar em uma caçada ao tesouro sem possuir um mata ou sequer uma direção! Sendo assim, veja nesse artigo a importância do diagrama elétrico em uma instalação. De modo que a dúvida também persiste quando se tem um diagrama e não sabe fazer a leitura.

Quanto mais fácil de rastrear for a sua instalação elétrica será mais seguro e confiável.

Qual a importância do diagrama elétrico em uma instalação elétrica? dicas, passo a passo

Qual a importância do diagrama elétrico em uma instalação elétrica? dicas, passo a passo

Um diagrama elétrico se torna muito  necessário de modo que ele permite a você algo espetacular que é a rastreabilidade de sua instalação elétrica, contudo você sabe o que isso significa?

 

Veja bem, não importa qual o tipo de intervenção que você venha fazer na sua instalação elétrica de modo que com o diagrama elétrico você saberá exatamente onde e como fazer. A identificação de uma possível falha/defeito e respectivamente a solução deste se torna muito mais rápida e eficiente.

 

Existem problemas corriqueiros que de modo geral são bastante simples e muito comum que é o  problema de rastreabilidade dentro de uma instalação elétrica residencial e muitas vezes o quadro de disjuntores não estão identificados com os números dos circuitos. Sendo assim, como você terá  certeza que um circuito foi corretamente desligado se você não tem a menor ideia dei qual é a sua fonte de alimentação?

 

Agora, imagine o quanto que este tipo de problema “simples” pode intervir diretamente em seu tempo de execução, interferir na qualidade de seu serviço e principalmente em sua segurança. Não ter certeza de qual disjuntor deve ser seccionado para efetuar a desenergização pode e vai implicar diretamente na sua segurança.

 

 

Qual a importância de saber ler um diagrama elétrico?

Hoje em dia você vai encontrar muitos eletricistas que sequer possuem a mínima  “intimidade” com a leitura de um diagrama elétrico.  E não será nada difícil se deparar  com situações onde profissionais já com bastante tempo de profissão buscam o curso de comandos elétricos para aprender a ler e interpretar diagramas elétricos, isso mesmo, profissionais com 10, 15, 20 anos de profissão.

 

Acredite que essas pessoas optam na maioria das vezes, refazer o curso de comandos elétricos ou mesmo de instalações elétricas pelo fato que quando tiveram pela primeira vez na sala de aula não deram a atenção devida a este assunto.

Sendo assim, nos dias de hoje  se enfrenta  uma realidade um tanto quanto desagradável, isto mesmo, hoje muitas pessoas estão se formando na área elétrica mas poucas, muito poucas saem com capacidade de realizar um leitura e interpretação de diagramas elétricos.

É importante que em um futuro bem próximo tenha-se a exigência de possuir toda a documentação necessária para estruturarmos um projeto de instalações elétricas, seja este um projeto de uma residência, comércio ou indústria.  Sendo assim, qualquer obra deveria ter a obrigação de  fiscalizada por órgãos competente  e de contar com projetos completos e profissionais capacitados, neste artigo escrevi como contratar um eletricista exatamente porque existem muitos profissionais inexperientes e sem qualificação no mercado.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


1.3K Flares Twitter 0 Facebook 1.3K Google+ 2 1.3K Flares ×