Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Quantas lâmpadas podem ser instaladas em um disjuntor? dicas, passo a passo

Quantas lâmpadas podem ser instaladas em um disjuntor? dicas, passo a passo
1.5K Flares Twitter 0 Facebook 1.5K Google+ 0 1.5K Flares ×

Da série das dúvidas mais recorrentes enviadas para o Portal Eletricista, hoje o tema da vez é a quantas lâmpadas podem ser instaladas em um disjuntor?

Cada uma das lâmpadas, conta com uma potência máxima para os equipamentos que dependem dela. Esse conceito é o que especifica qual será o máximo de potência, para que o uso seja adequado e o equipamento mantenha a sua segurança.

Um bocal que tenha voltagem alta, por exemplo, pode causar até mesmo um incêndio por causa da grande quantidade de calor produzida. Então é fundamental saber quantas luzes podemos instalar em um determinado disjuntor, e para ajudar você, é claro que fizemos um guia especial. Confira a seguir:

Mais sobre Como mudar a fase de um disjuntor , Como determinar se o terminal superior é par ou ímpar do disjuntor e Disjuntores DPS e DR

Antes de responder a sua dúvida, apresentamos algumas informações básicas e importantes sobre os disjuntores:

 

  • Para que o disjuntor seja instalado, será necessário ter um painel elétrico, pois tudo começa a partir dele, e a caixa conta com a linha elétrica principal, que é aquela que chega de fora, e distribui assim as ramificações para os vários disjuntores instalados.

 

  • Existem vários tipos de disjuntores, que variam de acordo com os objetivos no local instalado. Em residências, temos um disjuntor que atua como principal, e faz a distribuição em amperagens menores para os circuitos individuais. Os disjuntores individuais não devem exceder o valor total da principal amperagem. Cada um dos disjuntores, já é preparado para desligar (desarmar) ao receber uma carga excessiva.

 

 

  • A corrente, ou amperagem, nada mais é do que a quantidade da energia elétrica que passa através de um determinado dispositivo elétrico em certo período. Cada dispositivo identificará a quantidade de amperes de forma clara.

 

  • Os watts representam as unidades de medidas usadas na energia elétrica. Para ter uma ideia mais clara, um watt é o mesmo que um volt quando multiplicado por um apere.

 

  • Por fim, ainda temos os fios elétricos, que são os responsáveis por carregar a eletricidade do disjuntor, e levar ela para os aparelhos ou as tomadas. Os fios são especialmente feitos com materiais que facilitam a condução da eletricidade, e há várias opções, sendo que cada uma delas é ideal para determinada carga.

 

 

Agora que eu já aprendi mais sobre disjuntor, quantas lâmpadas eu posso instalar nele?

 

No texto acima, você tem as informações que deixam os processos dos disjuntores muito mais claros, mas chegou a hora de responder a grande pergunta do post.

Para descobrir qual é a quantidade de lâmpadas que você pode instalar em um disjuntor, você precisa da seguinte informação:

Lembra que falamos de watts, volts e amperes lá atrás? Então, uma lâmpada de 50 watts é equivalente a uma corrente que é menor que ½ ampere de 120 volts.

Com base em uma lâmpada de 50 watts, você poderá colocar o número de até 30 lâmpadas em um disjuntor que tenha 15 amperes.

Também com base em uma lâmpada de 50 watts, você poderá colocar o número de até 40 lâmpadas em um disjuntor que tenha 20 amperes.

Gostou? Deixe a sua opinião e compartilhe!

Postar Comentários

Comentários

Tags:

2 Responses

  1. Fernando Gaiotto diz

    BOA NOITE, TENHO DUAS DÚVIDAS ESTOU TERMINANDO A INSTALAÇÃO ELÉTRICA EM MINHA RESIDENCIA, E GOSTARIA DE SABER:
    1º PARA FOGÃO COOK TOP É PRECISO UM TOMADA COM CIRCUITO E DISJUNTOR INDEPENDENTE?
    2º PARA LIGAR OS FIOS DOS CHUVEIROS COMPREI FIOS 6mm, PORQUE MEUS CHUVEIROS SÃO DE 7500W.
    DEVO PASSAR OS FIOS DIRETAMENTE DO QUADRO PADRÃO ATÉ O QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO JÁ DENTRO DA CASA E DEPOIS ATÉ O CHUVEIRO?

  2. alex sandro. diz

    com djuntor de 10 amperes são 18 lampadas. se for tomada com djuntor de 15 a 20 amperes são 19 tomadas.valeu.

POSTAR UM COMENTÁRIO


1.5K Flares Twitter 0 Facebook 1.5K Google+ 0 1.5K Flares ×