Resistência elétrica – finalidade, dicas, como calcular

Resistência elétrica - finalidade, dicas, como calcular
314 Flares Twitter 0 Facebook 312 Google+ 2 314 Flares ×

 As resistências elétricas tem como finalidade principal suportar toda a corrente elétrica que passa a sua volta, a maioria das pessoas estão cientes que a corrente elétrica é feita por um ponto positivo e um ponto negativo onde ambos precisam ser levados em conduítes diferentes que são cobertos com plástico para que acontece o isolamento da energia. Quando é colocado os pontos positivos e negativos são colocados juntos, existe uma reação que em energia elétrica domiciliar é apenas algumas faíscas, em maiores empreendimentos pode causar um estrago maior, em domicílios, ocasiona apenas que as alguns aparelhos não funcionem perfeitamente.

Resistência elétrica - finalidade, dicas, como calcular
Resistência elétrica – finalidade, dicas, como calcular

 

 

 

 

 

 

 

Veja Como fazer Instalações Elétricas: Montagem de um Quadro de Distribuição

 

Em poucas palavras, a resistência elétrica é nada mais do que a complexibilidade com que a corrente elétrica se depara quando percorre um condutor de eletricidade. Por isso, se usarmos uma tensão U em um condutor qualquer ocorre dentro dele uma corrente elétrica de intensidade i. Para a maioria dos condutores, essas duas grandezas são completamente proporcionais, ou para ser mais claro, de acordo com o crescimento de uma, a mesma coisa acontece com a outra corrente.

 

A essa constante se dá o nome de resistência elétrica do condutor (R), que pode variar de acordo com fatores como a natureza material. No instante em que essa proporcionalidade é deixada de maneira linear, ganha o nome de condutor ôhmico. Sendo R constante, segundo afirma a primeira lei de Ohm:

resistencia-eletrica

 

 

 

 

 

 

Para condutores ôhmicos, a intensidade da corrente elétrica é, justamente, igual à tensão (ddp) utilizada em seus terminais. Desta forma,a  resistência elétrica pode ser segmentada como a dificuldade achada para que ocorra a passagem de corrente elétrica por um condutor que foi influenciado por uma certa tensão. No SI, a unidade usada para esta grandeza é o ohm (Ω), em uma maneira de homenagear o físico de origem alemã, Georg Simon Ohm.

Recomendo Aprenda como fazer a instalação correta de um Ar-condicionado Split

 

Outra maneira que também pode ser utilizada para determinar uma grandeza, denominada Condutância elétrica (G), como a praticidade que uma corrente possui em percorrer um condutor submetido à uma certa tensão, ou seja, este é igual ao inverso da resistência.  E sua unidade, adotada pelo SI é o siemens (S).

 

Maneira de se calcular a resistência elétrica

Se efetuarmos uma ligação com distintos fios condutores a uma mesma fonte de energia, podemos observar que as correntes criados serão distintas uma das outras. Isso acontece pelo fato de o próprio fio gerar complexibilidades à passagem da corrente elétrica. Com o objetivo de calcular esse nível de complexibilidade, se determinou uma nova grandeza: a resistência do condutor.

Dica Passo a Passo: Saiba como instalar um Ventilador de Teto

 

Sendo assim, os resistores são dispositivos de um circuito que se alimenta de energia elétrica, transforma essa energia de forma total em energia térmica. E essa transformação completa de energia elétrica em energia térmica recebe a nomeação de Efeito Joule.

 

Os resistores tem a possibilidade de serem achados em diversos objetos, como por exemplo, em um chuveiro, em uma lâmpada, dentro outras possibilidades. Desta forma, a resistência elétrica (R) pode ser definida nas seguintes equações R = U / I ou U = R.i.

Postar Comentários

Comentários

About

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *