Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Resistencia Equivalente – definição, como calcular, resistores, passo a passo

Resistencia Equivalente - definição, como calcular, resistores, passo a passo
336 Flares Twitter 0 Facebook 334 Google+ 2 336 Flares ×

Primeiramente, podemos definir verdadeiramente o que é a resistencia equivalente (Req)? De modo simples, o resistor equivalente nada mais é do que um resistir que tem a capacidade de substituir em um determinado momento todo o circuito propriamente dito, já que esse resistor equivalente conta com o mesmo valor da resistência completa deste circuito. Exatamente por isso, é chamada de resistencia equivalente (Req).

Dica Resistência elétrica – finalidade, dicas, como calcular

Forma de calcular a resistência em um circuito

Em seguida, podem ser feito as nuances para descobrirmos a forma de calcular a Req em um circuito em série: o resistor equivalente é calculado pela fórmula RT = R1 + R2 + … Entretanto, essa fórmula só se torna eficaz para associação de resistência em série, ou seja, basicamente, o resultado da resistência equivalente é a soma dos valores da resistência. Em um circuito, no qual possuímos duas resistências, sendo R1 com um valor próximo de 100 Ohms e R2 em um valor relacionado a 20 Ohms, sendo assim, o valor da resistência total não poderia ser outro, senão 120 Ohms, usando a fórmula iremos contar com Rt = 100 + 20.

Desta forma, caso exista mais de dois resistores em série, seria apenas necessário acrescentar os outros na fórmula por meio de uma pequena e simples soma, chegando a obter o valor da resistência equivalente: Req = R1 + R2 + … + Rn.

Dica 2 Aprenda como fazer a instalação correta de um Ar-condicionado Split

Resistencia Equivalente - definição, como calcular, resistores, passo a passo

Resistencia Equivalente – definição, como calcular, resistores, passo a passo

Conceitos básicos

Desta forma, fica mais evidente que o que se beneficia da associação não são exatamente as resistências, e sim, são os resistores. Já que as resistências podem ser definidas de forma pratica como uma propriedade e não propriamente uma entidade em si. Sendo assim, as resistências não são de forma alguma associadas. Neste caso, os resistores assumem o papel.

Dentro deste entendimento, podemos compreender que a resistência equivalente, então, se torna aquela em que é produzida, ou em que produz o mesmo segmento, seja pela associação de todos os resistores (e não resistores) que fazem parte da composição de um circuito.

Resistores em série

Já nos resistores em série, a resistência equivalente se torna igual a soma das resistências correspondentes de cada resistor, de acordo com este exemplo:  Ex.: Req = R1 + R2 + … + Rn

Resistores em paralelo

Já no que diz respeito aos resistores em paralelo, o inverso da resistência equivalente assume uma posição igual praticamente igual à soma dos inversos das resistências de cada um dos respectivos resistores.

Recomendo Passo a Passo: Saiba como instalar um Ventilador de Teto

Aqui pode-se dizer que você tudo que você precisava entender sobre equivalente foi dito de uma forma simples e prática em nosso artigo, caso queria conhecer um pouco mais de outros assuntos ligados à esse, nosso site oferece conteúdos de qualidade com linguagem simples para facilitar seu entendimento.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


336 Flares Twitter 0 Facebook 334 Google+ 2 336 Flares ×