Resistor fixo – como instalar, dicas, passo a passo

resistor
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Quando falamos sobre o tema resistência elétrica, vimos que quando há uma resistência elétrica significante, a um obstáculo para a passagem da corrente, onde os elétrons tendem a ter uma dificuldade para se locomover. Visto isso veremos com mais clareza a aplicação dessa resistência através de um componente capaz de controlar a passagem da corrente através de um valor Ôhmico, os resistores. Os componentes capazes de regular a passagem da corrente elétrica são os resistor.  Os resistores fazem a transformação da energia elétrica em energia térmica, isto é, uma boa parte desta energia elétrica é dissipada pelo resistor em forma de calor, fenômeno denominado, efeito joule. Existem vários tipos de resistores, os fixos, ajustáveis e as variáveis. Neste artigo falaremos sobre os resistores fixos.
Disjuntor desarme a toda hora? dicas, passo a passo
Resistência elétrica – dicas
Interruptor dimmer – como fazer a instalação

resistores

Resistores fixos

Na sua forma construtiva, os resistores de carvão são inseridos no interior de um tubo e são misturados com um material de preenchimento, e de acordo com a quantidade de carvão granulados bem como o material de preenchimento que é inserido e obtido o valor da resistência. Estes resistores possuem um tamanho maior em relação aos demais resistores fixos e também possuem uma maior tolerância de cerca de 10 a 20%.

O valor da resistência é disponibilizado em cores, e é possível identificar através da tabela de código das cores.

Resistor de fio

São construídos a partir de um núcleo de cerâmica ou vidro que em sua volta é enrolado um fio de longo comprimento. Tendo como referencia o comprimento e o diâmetro do fio é possível determinar o valor da resistência.

Estes resistores são um ótimo dissipador de calor, geralmente possuem maiores potências e menores valores ôhmicos. Diferentemente dos outros tipos, o seu valor de resistência é fornecido no corpo do componente.

Resistência de filme de carbono

Resistor que possui um cilindro de cerâmica que é coberto por uma película de carbono. Na fabricação a determinação da resistência é feita através da largura e da espessura da película do filme de carbono. Este componente é o mais barato entre todos os outros, más de outro modo emite muitos ruídos quando energizado. O valor de sua resistência é disponibilizado em cores, e é responsável por identificar a resistência através da tabela de códigos das cores.

Resistores de filme metálico

Os resistores que possuem um cilindro de cerâmica que é coberto por uma película metálica, similarmente ao de filme de carbono, neste resistor a determinação da resistência é feita através da largura e da espessura da película metálica. Diferentemente do resistor de carbono, o ruído emite um por este resistor e bem baixo. Este também possui uma tolerância de 1% devido a sua película ser constituída de Níquel Ni-Cr (nicromo) o que garante uma maior precisão do valor da resistência. O valor da resistência também é disponibilizado em cores, e é possível identificar a resistência através da tabela de código das cores.

A aplicação desse tipo de resistores fixos é amplamente focada em equipamentos eletrônicos, onde é necessária uma regulação precisa do nível de corrente que circula pelo circuito.

Veja também quais são os elementos que complementam um painel de controle.

Postar Comentários

Comentários

About

View all posts by

One thought on “Resistor fixo – como instalar, dicas, passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *