Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Resistor fixo – como instalar, dicas, passo a passo

resistor
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Quando falamos sobre o tema resistência elétrica, vimos que quando há uma resistência elétrica significante, a um obstáculo para a passagem da corrente, onde os elétrons tendem a ter uma dificuldade para se locomover. Visto isso veremos com mais clareza a aplicação dessa resistência através de um componente capaz de controlar a passagem da corrente através de um valor Ôhmico, os resistores. Os componentes capazes de regular a passagem da corrente elétrica são os resistor.  Os resistores fazem a transformação da energia elétrica em energia térmica, isto é, uma boa parte desta energia elétrica é dissipada pelo resistor em forma de calor, fenômeno denominado, efeito joule. Existem vários tipos de resistores, os fixos, ajustáveis e as variáveis. Neste artigo falaremos sobre os resistores fixos.
Disjuntor desarme a toda hora? dicas, passo a passo
Resistência elétrica – dicas
Interruptor dimmer – como fazer a instalação

resistores

Resistores fixos

Na sua forma construtiva, os resistores de carvão são inseridos no interior de um tubo e são misturados com um material de preenchimento, e de acordo com a quantidade de carvão granulados bem como o material de preenchimento que é inserido e obtido o valor da resistência. Estes resistores possuem um tamanho maior em relação aos demais resistores fixos e também possuem uma maior tolerância de cerca de 10 a 20%.

O valor da resistência é disponibilizado em cores, e é possível identificar através da tabela de código das cores.

Resistor de fio

São construídos a partir de um núcleo de cerâmica ou vidro que em sua volta é enrolado um fio de longo comprimento. Tendo como referencia o comprimento e o diâmetro do fio é possível determinar o valor da resistência.

Estes resistores são um ótimo dissipador de calor, geralmente possuem maiores potências e menores valores ôhmicos. Diferentemente dos outros tipos, o seu valor de resistência é fornecido no corpo do componente.

Resistência de filme de carbono

Resistor que possui um cilindro de cerâmica que é coberto por uma película de carbono. Na fabricação a determinação da resistência é feita através da largura e da espessura da película do filme de carbono. Este componente é o mais barato entre todos os outros, más de outro modo emite muitos ruídos quando energizado. O valor de sua resistência é disponibilizado em cores, e é responsável por identificar a resistência através da tabela de códigos das cores.

Resistores de filme metálico

Os resistores que possuem um cilindro de cerâmica que é coberto por uma película metálica, similarmente ao de filme de carbono, neste resistor a determinação da resistência é feita através da largura e da espessura da película metálica. Diferentemente do resistor de carbono, o ruído emite um por este resistor e bem baixo. Este também possui uma tolerância de 1% devido a sua película ser constituída de Níquel Ni-Cr (nicromo) o que garante uma maior precisão do valor da resistência. O valor da resistência também é disponibilizado em cores, e é possível identificar a resistência através da tabela de código das cores.

A aplicação desse tipo de resistores fixos é amplamente focada em equipamentos eletrônicos, onde é necessária uma regulação precisa do nível de corrente que circula pelo circuito.

Veja também quais são os elementos que complementam um painel de controle.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

Comentário

  1. RONALDO diz

    OLA EU TENHO UMA EMPRESA DE ELETRICA E ESTAMOS FAZENDO ORÇAMENTOS PARA ELETRICISTA E ESTAMOS PAGANDO COMISSAO PARA CADA FECHAMENTO DE PEDIDO
    O MEU EMAIL É [email protected] A EMPRESA É ELETRICALED SANTOS ME
    TEL 11993935130 ESTAMO NO AGUARDO OK

POSTAR UM COMENTÁRIO


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×