Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Quais são os risco eletrico – veja como preveni-los

risco eletrico
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Quais são os risco eletrico – veja como preveni-los

Diretamente estamos vindo por meios de artigos lhe informar do risco eletrico e prejuízos que os surtos elétricos nos traz, principalmente proveniente dos raios. Mas mesmo com todos os benefícios que a elétrica nos traz, pode até si dizer que ela pode define nosso estilo de vida na sociedade nos dias de hoje, ela também pode ser muito perigosa e por isso trazemos para vocês algumas dicas de prevenção contra os acidentes domésticos envolvendo os risco eletrico e os aparelhos elétricos.
Aprenda como fazer a instalação de um ar condicionado split
Como escolher o modelo de ar condicionado ideal
Quantas lampadas podem ser instaladas em um disjuntor? dicas

A Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL) fez uma pesquisa onde revelou que 86% das pessoas entrevistadas já tomaram algum tipo de choque, sendo que, o maior deles foi a eletrodomésticos 24%, os chuveiros elétricos vem em segundo lugar com 22% e os outros 20% tomaram choques em tomadas e em trocas de lâmpadas. Nesta mesma pesquisa também apontou que mais da maioria dessas pessoas entrevistadas não desliga a chave geral de energia antes de realizar algumas tarefas que envolvem os aparelhos elétricos. Alguns desses casos o problemas deles foi à falta de informação e de atenção ao realizar algum tipo de manutenção nas tomadas os aparelhos eletrônicos.

1° Dica:

Quando você for trocar uma lâmpada, fizer a instalação ou der algum tipo de manutenção em chuveiros ou qualquer outro tipo de aparelho que esteja ligado diretamente à uma rede elétrica, é preciso que você desligue a chave geral da energia na caixa de distribuição.

2° Dica:

A utilização dos “T” ou também conhecido como Benjamim, eles são muito perigosos. A utilização desses T’s pode causar sobrecarga elétrica, e assim dependendo de sua intensidade pode até causar alguns acidentes graves, isso por causa do superaquecimento de componentes que culminam em circuitos-elétricos e podendo até causar incêndios. Caso você necessite de utilizar vários aparelhos o recomendado seria você utilizar as extensões, que podem ter de 3 tomadas em diante, com elas diminui o risco de uma sobrecarga.

3° Dica:

Caso você tenha crianças pequenas em casa, nos sabemos que elas  tudo que vê que coloca a mão, etc. e uma tomada elétrica pode ser muito perigosa para uma criança, pensando nela, existem tampas de plástico que tem a finalidade de evitar que seus pequenos introduza seus próprios dedos ou algum utensilio condutor de eletricidade nas tomadas.

Outro perigo para as crianças e até para os adultos, são os fios soltos ou até mesmo desencapados, isto é, os fios sem uma devida proteção podem causar muitos problemas para vocês.

4° Dica:

Interruptor Diferencial Residual (IDR) segue a norma NBR5410, não existem choques elétricos. Com esta finalidade, é indispensável utilizar um interruptor diferencial residencial, que é capaz de detectar fugas de correntes, bom, vamos explicar de outro jeito, é a diferença da corrente que sai e a corrente que entra no dispositivo. Esta tal diferença significa que uma parte da corrente que deveria estar circulando pelo circuito foi desviada de sua real trajetória, deste modo, volta ao dispositivo com assa tal parte desviada falando. Isto ocorre devido a um choque elétrico ou falhas de isolação.

Para que você tenha uma instalação ideal, você necessitaria de além do DTM, você possua um IDR para cada circuito elétrico do quadro de força. Mas, estes dispositivos possuem um alto valor e utilizar alguns deles ira encarecer e muito seu projeto. Então uma solução que também esta na norma é a utilização de um único IDR na proteção geral, que além de deixar a instalação mais barata, conta com a inconveniência de desarmar todas as instalações no caso da detecção de uma falta.

Saiba mais sobre como prevenir os risco eletrico clicando aqui.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×