Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Saiba o que é cabeamento de rede e quais os tipos

Saiba o que é cabeamento de rede e quais os tipos
103 Flares Twitter 0 Facebook 101 Google+ 2 103 Flares ×

As redes hoje em dia se popularizaram bastante com a modernização e o barateio dos aparelhos que a envolvem:  switchs, roteadores, placas e cabos ficaram mais acessíveis para o acesso do público maior, ficando assim mais fácil acessar a internet, compartilhar arquivos e impressoras além de realizar configurações de segurança envolvendo Firewall e modificações em proxy nos arquivos e páginas visitadas na rede.

Seja em casa onde você pode ter a disposição uma generosa rede onde pode dispor de uma multiconexão com tablets, desktops, impressoras, celulares e com as mais recentes novidades do mundo da tecnologia até mesmo eletrodomésticos e itens vestíveis como relógios inteligentes conectados num mesmo serviço de conexão via internet.

Cabo Crossover – Entenda o que é e qual a sua utilidade
Internet Wifi – dúvidas, sinal, dicas, passo a passo

Os sistemas operacionais como o Windows também ajudam bastante na hora de realizar as configurações básicas e ajustes de dados nas redes, oferecendo assistentes pessoais para executar tal tarefa. Por sua vez no Linux, por exemplo, você deverá implementar a rede utilizando o modulo de transferência SFTP de arquivos SSH.

Quais são os componentes de um cabeamento de rede?

cabeamento-de-rede2

 

 

 

 

 

 

 

Bom, na constituição mais básica de uma rede de computadores temos a necessidade inicial de que cada uma das máquinas conectadas possuam uma placa de rede como a ilustrada em baixo, um switch ou um hub onde os computadores irão se conectar através dos cabos que também são itens essenciais.

É bom ressaltar que essa formação de rede é a forma mais simples possível e existem diversas outras formas mais complexas de como uma rede de computadores pode ser formada, isso em nível local, doméstico, empresarial e global.

A placa de rede inclusive é um dos componentes que mais foram barateados no mercado de informática devido a alta fabricação das mesmas, além de ser um componente com forma relativamente menos complexa de se desenvolver em relação a outros componentes do hardware do computador.

Os Padrões de Redes

Existem basicamente três padrões de redes Ethernet: de 1 gigabit, 100 megabits e 10 megabits. As placas podem ser compatíveis entre si, mas por possuírem taxas diferentes de velocidade, a placa mais lenta influenciará na maneira que as outras duas se comunicarão.

Redes de padrão de 10 megabits são consideradas ultrapassadas por não corresponderem atualmente com a demanda de dados. Uma forma de realizar uma atualização da rede para o padrão de 100 megabits seria apenas trocar do hub ou switch da mesma juntamente com as placas dos computadores. O número do padrão pode ser identificado impresso nos cabos com os escrito CATEGORY geralmente antes do número.

cabeamento-de-rede3

 

 

 

 

 

O cabeamento de rede Gigabit Ethernet podem servir para aqueles que necessitam maior velocidade de conexão, eles transmitem até 125 megabytes por segundo. Você pode encontrar tais cabos no mercado com um preço acessível já que o preço não salta tanto aos olhos podendo chegar a um preço que varia de 70 a 90 reais o metro, podendo variar mais se você decidir levar cabos já crimpados em vez de crimpar eles em casa ou no seu lugar de trabalho.

 

Como crimpar um cabo de rede?

cabeamento-de-rede4

 

 

 

 

 

 

 

 

Para pode crimpar os cabos, tudo o que você tem que ter em mãos primeiro é um alicate especial descascador de cabos de rede. Você pode o encontrar facilmente em lojas especializadas em informática ou na internet.

Com o descascador em mãos realizar os movimentos para abrir o cabo com cuidado para não cortar os fios por dentro. Depois separe com os dedos cada fio deixando pequenos espaços entre eles.

cabeamento-de-rede5

 

 

 

 

 

 

 

Estando separando você já poderá ter reparado que cada fio, no total 8 possui um cor diferente, sendo postos desta forma como um Padrão EIA 568B, no qual cada cada cor possui ser par, como podemos ver a disposição de cores baixo:

  1. Branco com Laranja
  2. Laranja
  3. Branco com Verde
  4. Azul
  5. Branco com Azul
  6. Verde
  7. Branco com Marrom
  8. Marrom

Os cabos devem ser encaixados seguindo a ordem conforme a imagem abaixo:

cabeamento-de-rede6

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


103 Flares Twitter 0 Facebook 101 Google+ 2 103 Flares ×