Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Saiba quantos ponto de luz são necessários para iluminar bem um ambiente

Saiba quantos ponto de luz são necessários para iluminar bem um ambiente
42 Flares Twitter 0 Facebook 42 Google+ 0 42 Flares ×

Não é nenhuma novidade para ninguém que a iluminação é uma peça chave na decoração dos ambientes.  E indo muito mais além disso, a iluminação exerce um papel funcional, de melhorar a visibilidade, aumentar a segurança e situar as pessoas no espaço. Pensando nisso, nesse artigo você confere boas dicas para te ajudar a definir quantos ponto de luz são necessários na iluminação dos cômodos da sua casa..

As dimensões do espaço – Análise

A primeira coisa a fazer a fim definir a quantidade certa de ponto de luz no ambiente é observar as dimensões do espaço. Veja qual é a área do cômodo e saiba que quanto maior ele for, mais iluminação será necessária. Isso faz toda diferença!

 

Saiba quantos ponto de luz são necessários para iluminar bem um ambiente

Saiba quantos ponto de luz são necessários para iluminar bem um ambiente

 

Qual a finalidade do ambiente?

 

Existe um questionamento que se torna muito importante a ser observado é a finalidade do espaço. Trata-se de uma área simplesmente decorativa? É um cômodo de leitura? É um ambiente de descanso? É uma sala que se destina ao convívio social? É uma fachada ou área externa? Tudo isso pode influenciar não só a quantidade, como também o tipo de iluminação.

.

Use uma iluminação central

De modo geral, toda regra básica para iluminar a sua casa da maneira adequada, é instalar uma luz central no teto do cômodo e utilizar outros ponto de luz para destacar os objetos como prateleiras, esculturas e quadros. Uma iluminação especial no jardim de inverno ou áreas externas também faz todo sentido!

 

Contrate profissionais

Se o seu objetivo é não errar na quantidade de ponto de luz, procure auxílio técnico. Profissionais como arquitetos e engenheiros eletricistas possuem o conhecimento certo para te orientar. Até mesmo os funcionários de lojas especializadas podem te ajudar na definição de quantos pontos de luz serão necessários em cada cômodo.

 

Fique de olho nos parâmetros

Geralmente, cada cômodo precisa ter ao menos um ponto de luz localizado no teto e cujo interruptor esteja instalado na parede.

A carga de luz para ambientes de até 6 m² deve ser de 100VA e para cada 4 m² a mais, deve ser adicionado 60VA. Vale destacar que essa quantidade de iluminação pode partir de uma única lâmpada ou pode ser distribuída entre várias.

Sendo assim, a iluminação de um ambiente não precisa ser feita unicamente com lâmpadas convencionais, mas também por meio de pendentes, luminárias, abajures, arandelas, etc.

Tome como exemplo o banheiro, onde o seu  ponto de luz não deve ficar perto do chuveiro, a fim de evitar choques elétricos. O ideal é que a distância seja de no mínimo 60 cm.

Sempre faça a escolha de boas lâmpadas, sempre observando a durabilidade e a economia no consumo.

Caso  o pé-direito tenha mais do que 3 metros de altura, use luminárias maiores, trilhos e pendentes grandes, e arandelas na parede.

Caso o cômodo seja mais  brilhante e mais claro, com pisos brilhantes, móveis lustrados e espelhos, você precisará de menos iluminação artificial

No caso de  ambientes opacos e escuros, prefira lâmpadas e luminárias potentes.

Evite colocar o ponto de luz muito perto uns dos outros de modo que  pode causar desconforto visual.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


42 Flares Twitter 0 Facebook 42 Google+ 0 42 Flares ×