Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Sistema de proteção contra descargas atmosféricas

Sistema contra descarga atmosférica
140 Flares Twitter 0 Facebook 136 Google+ 4 140 Flares ×

Objetivo é neutralizar as descargas atmosféricas através do poder das pontas. O potencial elétrico entre o solo e as nuvens cresce através do permanente escoamento de cargas elétricas para a terra. O sistema de proteção de descarga atmosférica oferece um caminho preferencial para as descargas elétricas que cai próxima, diminuindo o perigo de acidente envolvendo descarga elétrica. A instalação do sistema de proteção não evita a ocorrência de raios. A instalação correta do para raio é muito importante, pois reduz os riscos de danos e os perigos. É melhor não ter um para raio do que ter um mal instalado.

A Gaiola de Faraday e o Pára-Raios de Franklin são sistemas que possibilitaram demonstrar a utilização da proteção elétrica de determinados lugares, pessoas ou equipamentos eletrônicos contra descargas elétricas provocadas pela natureza.

Pára-Raios – contra descargas atmosféricas

sistema de pára-raios funciona escoando ao solo

 O sistema de pára-raios funciona escoando ao solo, o máximo da corrente elétrica presente em uma descarga atmosférica. Quanto maior for o percentual de corrente elétrica conduzida ao solo, melhor será a eficiência do sistema de pára-raios, apesar de que nenhuma instalação de pára-raios consegue conduzir 100% da descarga atmosférica que atinge um pára-raios (SPDA). O sistema de pára-raios irá equalizar tensão da nuvem com a do solo, ou seja, se a nuvem tem uma corrente elétrica muito alta, quando esta passar por cima da instalação do pára-raios um raio caindo ou raio subindo atingirá a instalação de pára-raios, será um grande curto circuito, gerando um enorme raio ou relâmpago.

Gaiola de Faraday – contra descargas atmosféricas

 

Gaiola de Faraday nada mais é que um conjunto de hastes captoras

A Gaiola de Faraday nada mais é que um conjunto de hastes captoras e emalhados de condutores ligados à terra para, isolar eletricamente o seu interior. As Gaiolas de Faraday deverão ser dimensionadas e executadas de acordo com a norma Europeia EN 62305. É uma proteção muito eficiente e largamente utilizada. Consiste em cobrir a edificação com essa grade metálica que está devidamente aterrada. O raio bate na grade, escoa para a periferia da grade e desce pelos cabos de descida. O lado maior deve ser 1,5 a 2 vezes o lado menor.

A malha pode ocupar 4 posições:

  •  Ficar suspensa a certa altura da cobertura, tipo varal.
  • Ficar suspensa a 20 cm da cobertura.
  • Ficar depositada sobre a cobertura.
  • Ficar embutida na própria laje de cobertura.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


140 Flares Twitter 0 Facebook 136 Google+ 4 140 Flares ×