Sistema de proteção contra descargas atmosféricas

Sistema contra descarga atmosférica
140 Flares Twitter 0 Facebook 136 Google+ 4 140 Flares ×

Objetivo é neutralizar as descargas atmosféricas através do poder das pontas. O potencial elétrico entre o solo e as nuvens cresce através do permanente escoamento de cargas elétricas para a terra. O sistema de proteção de descarga atmosférica oferece um caminho preferencial para as descargas elétricas que cai próxima, diminuindo o perigo de acidente envolvendo descarga elétrica. A instalação do sistema de proteção não evita a ocorrência de raios. A instalação correta do para raio é muito importante, pois reduz os riscos de danos e os perigos. É melhor não ter um para raio do que ter um mal instalado.

A Gaiola de Faraday e o Pára-Raios de Franklin são sistemas que possibilitaram demonstrar a utilização da proteção elétrica de determinados lugares, pessoas ou equipamentos eletrônicos contra descargas elétricas provocadas pela natureza.

Pára-Raios – contra descargas atmosféricas

sistema de pára-raios funciona escoando ao solo

 O sistema de pára-raios funciona escoando ao solo, o máximo da corrente elétrica presente em uma descarga atmosférica. Quanto maior for o percentual de corrente elétrica conduzida ao solo, melhor será a eficiência do sistema de pára-raios, apesar de que nenhuma instalação de pára-raios consegue conduzir 100% da descarga atmosférica que atinge um pára-raios (SPDA). O sistema de pára-raios irá equalizar tensão da nuvem com a do solo, ou seja, se a nuvem tem uma corrente elétrica muito alta, quando esta passar por cima da instalação do pára-raios um raio caindo ou raio subindo atingirá a instalação de pára-raios, será um grande curto circuito, gerando um enorme raio ou relâmpago.

Gaiola de Faraday – contra descargas atmosféricas

 

Gaiola de Faraday nada mais é que um conjunto de hastes captoras

A Gaiola de Faraday nada mais é que um conjunto de hastes captoras e emalhados de condutores ligados à terra para, isolar eletricamente o seu interior. As Gaiolas de Faraday deverão ser dimensionadas e executadas de acordo com a norma Europeia EN 62305. É uma proteção muito eficiente e largamente utilizada. Consiste em cobrir a edificação com essa grade metálica que está devidamente aterrada. O raio bate na grade, escoa para a periferia da grade e desce pelos cabos de descida. O lado maior deve ser 1,5 a 2 vezes o lado menor.

A malha pode ocupar 4 posições:

  •  Ficar suspensa a certa altura da cobertura, tipo varal.
  • Ficar suspensa a 20 cm da cobertura.
  • Ficar depositada sobre a cobertura.
  • Ficar embutida na própria laje de cobertura.

Postar Comentários

Comentários

About

View all posts by

2 thoughts on “Sistema de proteção contra descargas atmosféricas

  1. I have noticed you don’t monetize your blog,
    don’t waste your traffic, you can earn extra cash every month because you’ve got hi quality content.
    If you want to know how to make extra $$$, search for: Mrdalekjd methods for $$$

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *