Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Temporizador para chuveiro – dicas, passo a passo

temporizador
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Todo dia vemos na televisão que certo lugar esta sem água, ou que rios estão secando, e nos podemos ajudar com a seca d’água economizando ela. Isto é existem aquelas pessoas que entram no chuveiro e esquece da vida.

Trafo – o que é? dicas, passo a passo
Cabo pp – onde utilizar, dicas, passo a passo
Aterramento a caixa de inspeção – dicas, passo a passo

Um Banho quentinho é maravilhoso, ainda mais em dias de mais frio, mas além de energia gastamos muita água também, e isso não fica só por conta das crianças, os adolescentes e adultos também, mas as crianças ainda são os mais gastadores de água e energia.

E como controlar esse tempo e desperdício? Bom existem eletrônicos que podem nos ajudar, é o caso do temporizador próprio para esse tipo de situação, além da economia no fim do mês ele ainda ajuda o meio ambiente.

Como funciona o temporizador?

O temporizador funciona como o cronometro, com set points de tempos estipulados entre 3 e quinze minutos e são definidos no momento da instalação. Esse equipamento eletrônico para chuveiro funciona quando a válvula é acionada e o temporizador solta o relógio. Esse temporizador possui dois indicadores, o sonoro e os de ledes, ou seja verde, vermelho e amarelo.

Esse indicador serve para alertar o usuário que seu banho esta acabando, ou seja, o equipamento controla o tempo de banho e gradativamente conforme passam os segundos ele diminui a temperatura do banho até que a resistência do chuveiro seja totalmente desligada.

O aparelho ainda existe a função contra espertinho, isto é, tem um intervalo de 3 a 5 min entre os banhos, serve para que os espertinhos assim que desligar o chuveiro não religuem e começam outro banho.

 

Instalação do temporizador para chuveiro

De acordo com fabricante de temporizador pode ser instalado em qualquer um dos tipos de chuveiro (direto ou tubulação), e não precisa de mão de obra especializada, pois na caixa vem o manual, assim qualquer pessoa com noção de elétrica pode fazer a instalação.

Basicamente o temporizador é composto por dois pares de fios:

  • Um par é instalado no chuveiro para cortar e regular o nivelo da resistência e dessa forma controlar a temperatura da água.
  • O outro par de fios é conectado na rede de energia para a alimentação do dispositivo.

Assim podemos economizar dinheiro no fim do mês, energia e água, e ainda ajudar o meio ambiente fazendo nossa parte.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

Comentário

  1. Adriano diz

    Ótima postagem…

POSTAR UM COMENTÁRIO


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×