Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Tensões de alimentação dos equipamentos elétricos: 127 V e 220 V.

Tensões de alimentação
234 Flares Twitter 0 Facebook 234 Google+ 0 234 Flares ×

O conceito de tensão elétrica está relacionado à energia por nós utilizada diariamente quando ligamos qualquer equipamento eletroeletrônico à tomadas comuns por meio de seus plugues. Precisamos conhecer o valor da tensão fornecida pela concessionária de nossa cidade (companhia responsável pela entrega desse recurso) afim de evitar danos aos aparelhos e utilizá-los de forma segura inclusive. Isso impede surpresas desagradáveis como a queima do equipamento provocada pelo nível de alimentação inadequado.

A energia que aciona cargas pode ser fornecida em dois níveis distintos: 127 V ou 220 V. Aí você pergunta: Mas e a tensão de 110 V? Aos poucos ela está sendo abandonada pelas concessionárias e passando a ser substituída pela de 127 V. Essa tensão produz a corrente elétrica que percorre o equipamento afim de que o mesmo possa funcionar, sendo a sua potência em Watts o fator que define a energia a ser consumida. Em termos de segurança avalia-se a condição de uso dos cabos ou condutores que permitem a movimentação da corrente, oferecendo maior ou menor resistência à passagem da mesma. Quanto maior a tensão solicitada menor será a resistência do cabo (cuja espessura está relacionada a potência da carga ou equipamento). Fique atento a esse detalhe pois o consumo torna-se reduzido na medida em que uma carga de maior potência se ajuste a um sistema com maior capacidade de entrega.

Então qual a melhor tensão a ser utilizada 127 V ou 220 V?

Então qual a melhor tensão a ser utilizada 127 V ou 220 V

Observemos que conforme dito anteriormente a potência do equipamento utilizado determina a quantidade de corrente elétrica necessária para que ele funcione. Aparelhos cuja potência for considerada alta requerem uma tensão mais elevada por consequência.

É imprescindível que as instalações contenham dispositivos de proteção que atuem no caso da corrente ultrapassar o valor nominal permitido, os chamados disjuntores. Tais dispositivos deverão estar aptos a impedir danos quanto a ocorrência de curto-circuitos ou correntes de contato capazes de provocar choques elétricos (existentes em equipamentos com falha no isolamento, caso ocorra).

Posso ligar meu aparelho de 127 V em uma tomada de 220 V ou vice-versa?

Posso ligar meu aparelho de 127 V em uma tomada de 220 V ou vice-versa?

Ao ligar-se um aparelho elétrico de 127 V em uma tomada de 220 V é grande a possibilidade de haver queima. Do contrário, ao conectar-se um aparelho de 220 V numa tomada de 127 V, pode não ocorrer dano algum a ele, posto que a tensão não seria suficiente pra alimentá-lo. O melhor mesmo é verificar o nível de alimentação da rede antes de plugar seu equipamento a ela. Equipamentos bivolt (127 V – 220 V) ajustam-se a qualquer tensão elétrica presente na tomada.

 Sempre utilize com segurança seus aparelhos observando a importância desses conceitos, evitando assim riscos desnecessários e provenientes de manuseios inconsequentes. Isso anula a ocorrência de problemas graves e protege seu bolso favorecendo um consumo adequado de energia.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

4 Responses

  1. clovis diz

    em uma ligação elétrica de 110 voltes em uma fase uso um fio de 10 mm e em outra fase uso dois fios paralelos de 4 mm encapados (ao invés de usar um fio de 10 mm) se eu ligar esses fios a um chuveiro de 3000 vatts, o que acontece, esse fio esquenta ou funciona normalmente

  2. dulce diz

    Goatsria de saber se existe algum adaptador para eu ligar um eletro de 127 no 220?

  3. eduardo diz

    Gostaria de sabe qual e o salario do eletricista e os benefícios? Eu vou fase um cusos de eletricista

    • Felipe diz

      Olá amigo! Salário e benefícios são coisas bem relativas, isso vai depender de muitos fatores tais como: região em que você pretende atuar, empresa, área, seu nível de experiencia e etc…
      Mas só pra você ter uma base, sou de belo horizonte e o que tenho encontrado (para oficial) é um salario inicial médio de 1400 reais acrescidos de 30% de periculosidade(regulamentados por lei), benefícios como te disse vai depender muito da empresa, mas ainda devemos considerar a opção da prestação de serviços de forma autônoma. ou seja, isso vai depender de vários fatores. espero ter ajudado.
      Um grande abraço e boa sorte!!

POSTAR UM COMENTÁRIO


234 Flares Twitter 0 Facebook 234 Google+ 0 234 Flares ×