Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Tipos de epis – Luvas de proteção de eletricista

Tipos de epis
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Eletricista é um serviço que precisa prestar muita atenção nos mínimos detalhes, isto porque, uma descarga elétrica pode levar a morte do eletricista. Para que possam ser minimizados estes riscos, é sempre bom ter equipamentos de proteção individual (EPI’s), desde que estejam em boas situações e que seja utilizado de forma correta, existem variados tipos de epis, cada um para uma função, para que assim possa ser desenvolvido um bom trabalho.
Aprenda como fazer a instalação de um ar condicionado split
Como escolher o modelo de ar condicionado ideal
Quantas lampadas podem ser instaladas em um disjuntor? dicas
Entre os variados tipos de EPI’s, neste artigo vamos falar sobre as luvas para eletricistas, vamos falar para que ela serve, qual a melhor luva para tal serviço prestado e o que as normas falam do uso da luva para eletricista.

luva-para-eletricista

Tipos de epis de luva de proteção para eletricista

Sempre que pensamos em proteção na hora vem o uso dos tipos de epis, mas para que tenhamos uma melhor proteção é essencial sempre termos segurança no que estamos fazendo e é claro, utilizar de forma correta os equipamentos que é preciso para o serviço, conhecer o equipamento que esta a nossa disposição é outro assunto muito importante para o nosso dia a dia, afinal o conhecimento nunca é demais, mas veja a seguir os tipos de luva de proteção disponível no mercado:

  • Luva isolante de borracha: Luvas para proteção das mãos e braços, esta luva tem como característica principal, evitar os choques elétricos quando executado um serviço nas atitudes em circuito energizado.
  • Luva de cobertura: Luva de proteção utilizada sobre as luvas de borracha, o seu uso é único e exclusivo para a proteção mecânica da luva de borracha.
  • Luva de proteção tipo condutiva: Luvas de proteção mais justa e com proteção para mãos e os punhos, seu uso é especifico para as manobras de contatos energizados.
  • Luva de vaqueta: As luvas de proteção mecânica para as luvas do tipo condutiva.

Para que você possa manter as luvas de proteção com mais tempo de vida útil deve-se armazenar em local com temperatura menores de 35°C, não pode entrar em contato com o ozônio, produtos químicos como os solventes entre outros, rede elétrica e vapor. Uma dica boa para a armazenagem das luvas é deixa-las guardadas em caixas de papelão e não as deixe ficar enrugada, esticadas, comprimidas ou qualquer outro modo em que pode fazer com que danifique as características originais da luva.

Normas NBR

A Norma brasileira 10622 que foi colocada em vigor em fevereiro de 1989 relata a condição mais rigorosa que os fabricantes de luvas de proteção devem atender a fim de garantir uma segurança a mais para os eletricistas. De acordo com a NBR as luvas passam por testes onde mostra si elas são realmente isolantes, assim como especifica o fabricante, nestas luvas também são feitos testes mecânicos, que mostra o tempo de envelhecimento das luvas.

Feitos os testes, estas luvas são classificadas em uma escala de varia de 00 até 4, esta escala tem a finalidade de informar ao eletricista qual o gral de proteção esta luva possui. Para identificar o numero da escala, o eletricista deve olhar na embalagem, assim como também deve ter a instrução de uso.

Por exemplo, uma luva que vem com a escala de 00 possui uma espessura de borracha isolante de 0,05mm, que deve suporta de 500 volts.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×