Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Tomada externa – tipos, modelos, vantagens e desvantagens

tomada6
196 Flares Twitter 0 Facebook 196 Google+ 0 196 Flares ×

A tomada externa é um dispositivo embutido que contém uma fiação ligada a instalação elétrica responsável por ligar e fazer funcionar diversos aparelhos elétricos e eletrônicos nas casas e estabelecimentos.

Planeje a Tomada da sua Casa – dicas, passo a passo
Como medir a tensão de uma tomada elétrica – dicas, passo a passo
Interruptor dimmer – Como instalar e usar caixas de passagem das tomadas e dos interruptores

O seu uso pode beneficiar diversos proprietários que almejam uma melhor adequação e ambientação de suas construções instalando uma tomada externa.

Muitos proprietários podem se beneficiar da instalação de uma tomada externa. Para estabelecimento em que se ocorre atividades na sua parte exterior e para aquelas pessoas que precisam utilizar caixas de som, alto-falantes, geladeiras, furadeiras, ventiladores, liquidificadores entre outros eletrodomésticos do lado de fora de uma casa, a tomada externa cai como uma luva ajudando assim a facilitar o bom funcionamento dos ambientes familiares e comerciais.

Embora o processo de instalação elétrica de qualquer dispositivo requera bastante cuidados na ação em que se está realizando, a instalação de uma tomada externa é muito simples e necessita apenas que o operador da mesma, evite que manuseie os equipamentos como chave sem o contato com a energia elétrica para evitar um choque elétrico.

Tipos e modelos de tomada

Tomada Externa 2p Universal 10/15a 250v Cinza

tomada

 

Esse modelo de tomada é bastante usa nas construções, possui duas entradas de conexão elétrica com potência de 250v. É considerada universal devido o seu largo uso em aparelhos eletrodomésticos que possuem cabos conectores de dois pinos, como Batedeiras, sanduicheiras, aparelhos de DVDs, aparelhos de Som, televisores, carregadores de celular e notebook, aparelhos de rádio, geladeiras, liquidificadores, processadores de comida e ventiladores.

Tomada Bipolar 2p+n 20a 250v Externa

tomada2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essa tomada bipolar opera numa corrente de 20a sendo que o conectador do centro é considerado neutro e os outros dois da direita e esquerda necessários para evitar choques elétricos. Seu uso engloba uma lista não tão vasta de aparelhos eletrônicos mas chega a cobrir tipos de furadeiras, jogos de luzes, carregadores de dispositivos eletrônicos, lâmpadas de teto e motores de pequena potência.

Tomada Redonda Externa 10a 250v

tomada3

 

 

 

 

 

 

 

 

A tomada redonda externa de 250v já foi um padrão bastante utilizada em residências e construções seu uso atual vem sendo substituido por opções mais modernas como a tomada de três entradas e pinos, porém ela consegue cumprir com eficiência o seu papel.

Tomada Externa 3 Pinos Chatos 20a 250v

tomada4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tomada de uso bem parecido com a Tomada Bipolar de 3 pinos, a tomada externa de 3 pinos chatos, executa a mesma função de conexão elétrica com uma entrada em neutro (centro) e os outros conectores alimentando cargas. Ela também possui uma apelo visual agradável aos ambientes onde é instalada.

Tomada Externa 10a Retangular Perlex

tomada5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Possuindo um design de tomada embutida, a tomada externa retangular de 3 pinos 10a é hoje largamente utilizada nos aparelhos mais modernos como grills, roteadores, antenas de rede, aparelhos de HDTV, carregadores de ultrabooks e notebooks, estabilizadores, CPUs de computadores de última geração, ar condicionados, fontes de videogames mais avançados entre outros. Sua forma dá a condição de universilidade no seu uso além de oferecer maior segurança aos aparelhpos com uma conexão neutra.

Tomada 2p+t Nbr 14136 10a 250v Externa Branca

tomada6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esse topo possui o mesmo direcionamento da tomada retangular de 3 pinos acima, porém tem maior ênfase a design e a função de embutida.

Vantagens

O uso mais recomendado para as tomadas externas obviamente é oferecer uma adequada conexão do tipo elétrica na parte exterior dos estabelecimentos e residências, sejam eles casas, apartamentos, laboratórios, indústrias, lojas, comércios, igrejas, escolas ou hospitais.

As tomadas comuns correm perigo de sofrerem alterações causadas pela umidade e também podem causar riscos de contato direto com sua superfície provocando descargas elétricas já as tomadas externas são melhores porque protegem os equipamentos e as pessoas de choques elétricos pois ela é protegida contra a umidade dos ambientes residenciais, prediais e comerciais.

Desvantagens

As principais desvantagens das tomadas externas são a não possibilidade de conexão de outros tipos como a de dois pinos, obrigando ao usuários ou operador das instalações a utilizarem os adaptadores de conexão que não são considerados tão seguros pois podem provocar curto-circuitos e a fragilidade diante do contato com a água pois embora possua uma cobertura metálica anti-umidade as tomadas externas podem ser facilmente danificadas em caso forem molhadas.

 

 

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


196 Flares Twitter 0 Facebook 196 Google+ 0 196 Flares ×