Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Qual a diferença entre tomada de 10 e 20 amperes?

Qual a diferença entre tomada de 10 e 20 amperes?
221 Flares Twitter 0 Facebook 219 Google+ 2 221 Flares ×

Muitas pessoas possuem essa mesma dúvida que é saber o que difere as tomadas de 10 ampères para as tomadas de 20 ampères. A diferença está na sua potência, ambas possuem o mesmo padrão de pinos, já que todos os novos aparelhos estão sendo fabricados com esse padrão. O que difere além da potência, é o diâmetro das entradas que são diferentes. Para esclarecer todas as suas duvidas sobre esses assuntos apresentamos um super artigo para não deixar mais dúvidas sobre tomada de 10 ampères e 20 ampères.

Tomada externa
Planeje a tomada de sua casa
Como instalar tomada elétrica consecutiva

Quando comprar um aparelho novo é preciso consultar o manual para verificar qual a amperagem necessária para o funcionamento daquele aparelho. Normalmente as pessoas se esquecem de verificar os aparelhos que funcionam tanto com 10 ampères e 20 ampères em que chave o aparelho está para que ele possa ser conectado à tomada correta, evitando que o aparelho queime ou que ocorra sobrecarga no sistema elétrico da sua residência.

Tomada de 10 ampères

Até 1000w a indicação para tomadas de uso normal residencial é para 10 ampères. Nela você poderá conectar a maioria dos plugues com 2 ou 3 pinos finos.

As tomadas de 10 ampères possuem modelos mais simples e podem ser utilizados na maioria dos equipamentos. As tomadas simples, ou seja, de 10 ampères servem para conectar televisores, rádios e outros equipamentos eletrônicos que são frequentemente encontrados na sala e nos quartos.

Tomada de 20 ampères

Já as tomadas de 20 ampères possuem uma carga mais reforçada, ideais para equipamentos que exijam uma capacidade maior. Normalmente esses equipamentos ficam localizados na cozinha e na área de serviço, em casos de equipamentos como escovas e pranchas profissionais precisam de uma tomada exclusiva no banheiro ou no quarto.

Se for acima de 1000w a indicação para tomadas é para 20 ampères. Nela você poderá conectar aparelhos que possuam plugues mais grossos de 2 ou 3 pinos, como por exemplo:

  • Aparelhos de ar condicionado;
  • Secadores de cabelo profissional (tem grande potência);
  • Secadores de roupas;
  • Microondas;
  • Aspiradores de pó;
  • Fogões elétricos;
  • Estufas;
  • Autoclaves (aparelho utilizado para esterilização de metais para uso cirúrgico e uso médico, como dentistas);

 

Observações importantes:

 

Os aparelhos que possuem os plugues mais finos também podem ser plugados em tomadas que sejam de 20 ampères, mas não esqueça que o espaço entre o plugue e a tomada ficará um pouco mais folgado.

 

Já os aparelhos que possuem os plugues mais grossos só podem ser conectados em tomadas de 20 ampères, para não haver riscos de curto-circuito em toda a instalação elétrica, por aquela tomada não estar preparada para a quantidade de ampères.

 

Se você possui apenas tomada de única amperagem em sua residência ou escritório e seus equipamentos não são compatíveis, saiba que o uso de adaptadores não é recomendado. Os adaptadores de tomadas de 20A não são homologados, ou seja, podem causar aquecimentos na rede. Por isso, se você está com problemas de amperagem é recomendado substituir os plugues e as tomadas em vez de optar por meios duvidosos.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

4 Responses

  1. josé luiz dos santos filho diz

    Bom dia,

    No quadro de distribuição de energia elétrica tem um dijuntor de 20a para ar condicionado, é necessário colocar uma tomada com dijuntor para ligar o ar condicionado.

    Atenciosamente,

    José Luiz dos Santos Filho

  2. Natanael diz

    Caro.sua preocupação é muito importante.vou tentar te explicar como saber qual o consumo em amperes que sua maquina consome é só pegar a potência 4000 watts e dividir pela tensão 220 o resultado é 18 amperes. A norma determina que pra potência acima de 1000 watts tem que ter uma tomada de uso específico tue onde ficará ligado apenas um aparelho no circuito elétrico, pra dimensionamento de disjuntor e fio tem que ser levado em conta se sua maquina tem motor elétrico pois na partida tem um pico de corrente maior e precisa de um disjuntor que aceite esse pico de partida sem desligar toda hora, esse pico de corrente vai servir para dimencionar o cabo também onde tem que seguir a norma a carga do aparelho tem ser menor que o disjuntor e o disjuntor tem que ser menor que a capacidade do fio para evitar aquecimento. É um pouco complexo na dúvida é bom procurar um técnico especializado. espero ter ajudado. até mais

  3. willian diz

    Boa noite.

    Tenho um projeto de abrir uma empresa, porem a maquina que o fornecedor tem para me vender é de 4000W de potencia, 220V e os fios são para tomada da 20A, que esta sem a tomada, estão apenas os fios desencapados. O serviço que pretendo executar é em domicilio, nas regiões que são 220V, porem a maioria das tomadas que tem nas casas nas cidades são de entrada de 10A. Há alguma solução? Ele disse-me para ligar a maquina direto no disjuntor, mas que para isso, teria que desliga-lo antes.
    Se puderem me responder como devo proceder para poder utilizar a maquina, sem gerar riscos para meu negócio ou para os meus clientes, ficarei imensamente grato.

  4. Jeb diz

    Caros, boa tarde !
    Já que ninguem responde vamos tentar ajudar.
    Cada tomada tem sua corrente e bitola de cabos específica.
    Para tomadas de 10 amperes, a bitola do cabo ou a espessura dele tem que ser = 1,0 mm²
    Para tomadas de 20 amperes, a bitola do cabo ou a espessura dele tem que ser = 2,5 mm²
    Em uma instalação padrão,
    iluminação usa cabos de 1,5 mm²=(16 amperes)
    Para tomadas, usamos cabos de 2,5 mm²=(21 amperes).
    Embora pela tabela e informação acima, seja necessário um cabo de 1,0 mm² para 10 amperes.
    Assim, pegue o cabo desligue a chave de energia para não tomar choque e meça a espessura do cabo de cobre. Se o cabo for:
    1,5 mm² = até 16 amperes = tomada de 10 A
    2,5 mm² = até 21 amperes = tomada de 20 A
    4,0 mm² = até 28 amperes = tomada de 20 A que precise de uma corrente até 28 amperes.
    Assim voce não erra.
    espero ter ajudado.
    Abços,
    Jeb

POSTAR UM COMENTÁRIO


221 Flares Twitter 0 Facebook 219 Google+ 2 221 Flares ×