Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Transformador de voltagem – dicas, tipos

Transformador de voltagem - dicas, tipos
539 Flares Twitter 0 Facebook 537 Google+ 2 539 Flares ×

transformador de voltagem é um equipamento que é utilizado na transformação de valores de tensão e corrente, além de serem usados na modificação de impedâncias em circuitos elétricos. Basicamente, o principio de funcionamento de um transformador de voltagem é baseado nas leis de Faraday e Lenz, as leis do eletromagnetismo e da indução eletromagnética, respectivamente.

Veja também Como montar um quadro de distribuição e Como instalar um ar condicionado split

Esse tipo de equipamento possui mais de um enrolamento, sendo que estas partes são chamadas de primário e secundário em casos de transformadores com dois enrolamentos, e em transformadores que possuem três enrolamentos, além dos dois nomes já citados, o terceiro enrolamento é denominado terciário.

Transformador de voltagem - dicas, tipos

Transformador de voltagem – dicas, tipos

Tipos de transformadores de Voltagem

Hoje em dia você encontra vários tipos de transformadores de voltagem: os monofásicos, que operam no máximo em duas fases (127V -220V ); os trifásicos (ou de potência), que funcionam em três fases (220V-380V-440V) e são aplicados na transformação de tensão e corrente, em que eleva-se a tensão e diminui-se a corrente, assim diminuindo a perda por Efeito Joule (perdas por sobreaquecimento nos enrolamentos); os autotransformadores, que tem o seu enrolamento secundário ligado eletricamente ao enrolamento primário e os de baixa potência, que são utilizados unicamente para diminuir impedâncias de circuitos eletrônicos e para casar impedâncias, a utilização deste tipo de transformador se dá a partir da acoplagem deste à entrada do primário de outro transformador.

Os transformadores de voltagem além de serem classificados de acordo com o fim a ser usado ainda existem a classificação de acordo com o núcleo. Os tipos de transformadores de acordo com o núcleo são: os de núcleo de ar, cujos enrolamentos ficam em contato com a própria atmosfera e os de núcleo ferromagnético, onde são usadas chapas de aço laminadas (no geral usam-se chapas de aço-silício, por diminuírem a perda por Corrente de Foucault ou correntes parasitas).

Existem alguns tipos de transformadores que são sensíveis a acoplamento estático nos enrolamentos, por isso eles recebem uma proteção chamada de Blindagem Eletrostática.

Dicas de Como instalar um ventilador de teto Como medir a tensão de uma tomada elétrica

Exemplo prático de transformador de voltagem

Basicamente, o transformador de voltagem que você vê na rua é um típico transformador de potencia trifásico, este recebe a tensão que vem da estação de distribuição, que está no nível de 13,8 KV (13800 Volts) e transforma em 127V e 220V.

O transformador de voltagem que você usa em casa, é um transformador monofásico, ele transforma tanto 127V em 220V como 220V em 127V.

Vale lembrar também que também existem os transformadores de voltagem usados em circuitos eletrônicos, que transformam a tensão da sua rede em tensões significativamente menores.

Os cálculos de transformação de tensão, corrente e número de enrolamento são os seguintes:

Fórmula:

E1/E2 x N1/N2

Quando o numero de espiras é proporcional a tensão.

E1⁄ E2 x I2⁄ I1

Quando a tensão é inversamente proporcional a corrente.

Sendo que:

N1= número de espiras no enrolamento primário

N2= número de espiras no enrolamento secundário

E1= tensão no primário

E2= tensão no secundário

I1= corrente no primário

I2= corrente no secundário

A partir do momento que você toma essa formula como base é possível você chegar também à conclusão de que em caso de ter-se um transformador com N1 > N2 terá um transformador abaixador de tensão e se tiver N1 < N2 terá um transformador elevador de tensão.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

2 Responses

  1. altair diz

    boa noite, preciso de ajuda, ganhei um forno elétrico de 2.400w 220v , porém no ponto de instalação só tenho tensão 127v, qual o transformador indicado ? a corrente de entrada é a mesma de saida? como fazer esse calculo? grtttt

  2. João Damasceno diz

    Bom dia. No que consiste o transformador tipo “TRAFO MONOFÁSICO DE 220V PARA 220V”? Gosto de proteger meus equipamentos e muitos deles operam em 220 volts, me indicaram esse tipo de transformador e logo de cara me deparei com a pequena quantidade deles no mercado. Se fossem os “transformadores redutores (110/220 220/110” eu os encontraria aos montes, de todos os tipos e capacidades, porém, e esse tal “Transformador Isolador”?! Lendo sobre ele achei que de fato é uma proposta bem interessante, só fiquei com uma dúvida: Se meus aparelhos são projetados para 220 (e não 230… 254.. etc) esse transformador receberia esses 230, 254 volts e enviaria os 220 corretos? É isso?

    P.S. Essas “fontes de tensão” pequenininhas com compramos facilmente em diversas lojas, são boas? Normalmente deixo de usar o cabo de alimentação para 220 volts e utilizo essas fontes ligadas em um desses “estabilizadores” para computadores. Isso é algo interessante? É prudente trabalhar com esse raciocínio ou sequer há diferença? Obrigado e bom trabalho.

POSTAR UM COMENTÁRIO


539 Flares Twitter 0 Facebook 537 Google+ 2 539 Flares ×