Como descobrir a potência do transformador – dicas, passo a passo

Como descobrir a potência do transformador
228 Flares Twitter 0 Facebook 226 Google+ 2 228 Flares ×

Um dia você encontra-se em uma situação onde exista a necessidade para substituir um transformador elétrico numa determinada instalação e quando finalmente consegue encontrar um possível substituto desta máquina você se depara que você não possui a placa de identificação, e aí, o que fazer?

Transformador de voltagem – dicas
Como montar um transformador monofásico
Correção do fator de potência

Pensando nisso, neste artigo você irá aprender de uma forma bem simples a identificar a potência elétrica do transformador de uma maneira bem mais prática.

A construção e o dimensionamento do transformador e a seleção das partes que fazem a sua composição são definidas por diversos fatores diferentes, como por exemplo, o núcleo tem relação direta com a sua potência, e é esse assunto diretamente que iremos abordar hoje.

Definição da potência pelo núcleo do transformador

Caso você seja um profissional tanto de elétrica quanto de eletrônica, certamente já se deparou com o transformador na sua vida. Esta máquina elétrica, o transformador, está presente em diversos equipamentos que estão ao nosso redor diariamente, seja em uma fonte de alimentação de um computador pessoal ou na partida de um motor por auto transformador.

Potência do transformador está diretamente relacionada ao seu núcleo

O detalhe é que em algumas situações e na grande maioria das vezes nas emergências nos deparamos com a necessidade de substituir o transformador por ser tratar de um equipamento que possui uma vida útil muito grande. Quando buscamos todas as características nominais do transformador é possível notar que já não existe mais, seja ele por causa do desgaste da sua placa de identificação ou mesmo pela ausência da mesma, então o que fazer?

Núcleo

O núcleo desta máquina elétrica fala muito de suas características e é através dela que é possível estimar uma das suas principais características, que é a sua potência. O núcleo do transformador traz com uma enorme precisão a potência nominal que é suportada por ele. É possível dizer que o quadrado da área do núcleo do transformador é que o reporta a todos a sua real potência.

Imagine que você está de frente com o transformador que possui um núcleo do tipo “E” e é o que necessita descobrir qual a sua potência, então é possível estimar a potência elétrica que deverá ser dada em Volt Ampere (VA) com um cálculo das dimensões do núcleo.

Não se esquece de que o cálculo é apresentado refere-se ao núcleo do transformador independente do modelo, seja ele do tipo E ou qualquer outro modelo, é preciso somente se atentar em encontrar efetivamente o núcleo do transformador que está em questão.

Como calcular a área do núcleo do transformador

Para iniciar é preciso levantar as duas dimensões do núcleo do transformador em questão, a profundidade bem como a sua largura. Bem simples não é mesmo? Não existe mistério para realizar esse cálculo, é preciso aplicar apenas as fórmulas.

Como foi possível observar que esta dica é muito valiosa e se tratando de um simples dimensionamento onde basta apenas dois cálculos simples para que consiga estimar a potência elétrica do transformador.

Postar Comentários

Comentários

About

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *