Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Transformadores de Distribuição

Transformadores de Distribuição
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Os transformadores de distribuição podem ser classificados como monofásico e também trifásico, sendo que o monofásico possui um Sistema Delta e o trifásico o Sistema Estrela.
O Sistema Delta (Triângulo) quando contem apenas um transformador é chamado de LUZ e atende somente a cargas mono e bifásicas.
Aprenda como fazer a instalação de um ar condicionado split
Como escolher o modelo de ar condicionado ideal
Quantas lampadas podem ser instaladas em um disjuntor? dicas
Quando é necessário acionar uma carga trifásica, é preciso acionar mais um transformador trifásico, e assim passa-lo para Delta Aberto, assim gerando uma 4° fase assim fazendo com  a que a fase e o neutro variasse de 175 a 220 V, dependendo muito da tensão no primário, e TAP de ligação dos transformadores de distribuição. Este sistema atende a uma carga trifásica de até 5 CV, caso necessite passar disso, é preciso que ative um outro transformados, formando assim um banco com 3 transformadores, chamado assim de Delta Fechado e assim podendo chegar a atender motores de até 20 CV ou então 69 KW.

A seguir veja a explicação detalhada de cada uma delas:

Transformador Sistema Delta: É composta por duas buchas primarias na parte superior, chamadas de H1 (lado esquerdo) e H2 (lado direito), na H1 é ligada à fase da concessionaria e H2 deve ser aterrada, para que assim haja diferença de potencia a fim de gerar um campo eletromagnético e assim alimentar a bobina do secundário, abaixando ou então elevando a tensão elétrica, conforme especificada no equipamento.

O grupo H dos transformadores de distribuição significa que ele pode ser alimentado em uma tensão de 3,8 KV ou então 13,8 KV, de acordo com a tensão que a concessionaria distribui.

Para que seja possível definir em qual tensão o transformador vai trabalhar, repare nele, e perceba que haverá duas tampas circulares na parte superior, assim elas deveram ser abertas e alterando o TAP de trabalho, os modelos mais novos trabalham por chaves seletoras, e assim os modelos mais antigos por plaquetas de bronze que deve ser mudança de posição, mas é preciso ter muito cuidado para que não caia dentro d óleo isolante, que se localiza dentro do transformador, se acontecer de cair, e você não consiga recupera-lo, será preciso realizar a substituição do transformador e o mesmo devera ser encaminhado para o laboratório para que lá sejam tomadas as devidas providências.

Delta aberto: Quando é preciso fazer a ligação de uma carga trifásica, a melhor opção é abrir o Delta.

Assim, acrescentando um transformador. Este banco de transformadores irão fornecer a quarta fase e assim atender até 5 CV.

Delta Fechado: Este transformador é utilizado para alimentar motores trifásicos entra 5 CV e 20 CV ou então uma carga de até 69 KW, assim devera ser instalado mais um transformador, se tornando assim um banco de transformadores Delta Fechado. A tensão de rede secundaria deverá ser a mesma e do mesmo modo os cuidados.

Sistema Estrela: este transformador trifásico é alimentado pelo primário das concessionarias, assim ele possui três buchas primarias, H1, H2 e H3, sendo que cada uma delas são alimentadas por diferentes fases.

A tensão de saída é balanceada, não comprometendo o SEP. Todas as fases secundarias podem ser utilizadas para a alimentação das cargas mono, bi e até as trifásicas, sem que comprometa a vida útil do equipamento.

Saiba mais sobre os transformadores clicando aqui.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×