Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Porque levo choque quando vou trocar a lâmpada

255 Flares Twitter 0 Facebook 255 Google+ 0 255 Flares ×

 Esse pequeno artigo foi criado devido a uma dúvida de um de nossos leitores. Nós do Portal Eletricista estamos sempre dispostos a estar interagindo com você. Por isso consideramos importante para o crescimento profissional a troca de informações e conhecimento.

Pergunta:

Foi encontrado uma situação na instalação “residencial”, onde o neutro foi ligado diretamente no interruptor e, saindo para o retorno da lâmpada. E o fase estava ligado diretamente no soquete. E o neutro que tá ligado no interruptor da lâmpada, foi jampeado para a tomada. A pergunta é: O que pode acontecer, além do choque?

Resposta:

Até onde eu entendo e conheço de elétrica choque você irá levar quando for fazer a troca da lâmpada por outra, pois a fase estando ligada direta no soquete é certo que terá sempre tensão nesse no mesmo. Nesse caso o  correto seria  você ligar o neutro no soquete atentando que a ligação desse neutro seja na parte lateral do soquete, ou seja, a parte do fundo do soquete (bucal ) seria feita a ligação com o retorno. O fio de retorno será o responsável por levar fechar o circuito desse modo fazendo com que a lâmpada acenda, que por sua vez a sua interrupção leva o soquete a não ter fase.

 Vou explicar o porque disso:

Vamos supor que ao trocar uma lâmpada que esteja queimada você não saberá se o interruptor está na posição ligado ou desligado. Com isso se ele estiver ligado, será o mesmo que você ter a fase chegando direto no soquete, pois o interruptor não estará interrompendo a fase. E como muitas das vezes quando uma pessoa esta trocando a lâmpada ela sem querer acaba por colocando a mão na parte metálica levará um choque. Por isso não basta o neutro ser ligado no soquete ele tem que ser ligado no local certo do soquete.

Postar Comentários

Comentários

POSTAR UM COMENTÁRIO


255 Flares Twitter 0 Facebook 255 Google+ 0 255 Flares ×