Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Diferenças entre TV com sinal digital e analógico

Diferenças entre TV com sinal digital e analógico
101 Flares Twitter 0 Facebook 101 Google+ 0 101 Flares ×

Vivemos em um mundo cheio de televisões de LCD, LED, Smart TV, com tecnologias cada vez mais avançadas e designers de deixar qualquer ambiente da sua casa espetacular. Mas além da mudança dos tipos de aparelhos, a grande mudança dos últimos anos foi a transmissão de sinal.
Não faz muito tempo que a nossa realidade era a TV com sinal analógico, até que o sinal digital surgiu e hoje já faz parte da vida de grande parte da população.
Mas, e você: realmente sabe qual é a diferença entre o sinal digital e analógico? Se você não sabe ou ainda tem dúvidas, continue lendo e descubra agora mesmo!
Quando o assunto é tecnologia, quase sempre precisamos citar a modernização de transmissão de dados, que pode ser classificada como analógica ou digital. A classificação se baseia no tipo de sinal que é utilizado para a exibição em sua TV.

Sinal analógico

Diferenças entre TV com sinal digital e analógico

Diferenças entre TV com sinal digital e analógico

 

 

 

 

 

 

O sinal analógico é contínuo, e sofre variação devido ao tempo. Ele é represando através de uma curva. Como exemplo, pense em sinal com variação entre 0 e 10. No caso do sinal analógico, a variação acontecerá em todos os valores que são intermediários e possíveis (0.02, 0.677, 5.656, 9.55…). Dessa forma, a faixa de frequência entre cada valor é muito maior, porém não é tão confiável por causa da grande oscilação.

Sinal digital

Diferenças entre TV com sinal digital e analógico

Diferenças entre TV com sinal digital e analógico

 

 

 

 

 

 

Já o sinal digital tem valores discretos, que são descontínuos na amplitude e no tempo. Ele é representado através de um histograma. Com o mesmo exemplo utilizado no sinal anterior, se um sinal varia entre 0 a 10, no caso do sinal digital, os valores assumidos serão discretos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10). Dessa forma, a oscilação e faixa de frequência são reduzidas.
Se um sinal no sistema digital tem o valor 5,25 em qualquer que seja o tempo, a representação será feita pelo sinal discreto mais próximo, no caso o 5. Esse fator é que permite que a qualidade do sinal digital seja muito superior em termos de som e imagem em relação ao sinal analógico. Além disso, o gasto com o tempo para processar e armazenar dados também é menor.

Recebendo o sinal na sua TV

O sinal analógico realiza a transmissão em antenas convencionais, já o sinal digital é transmitido através de antenas modernas.
É cada vez mais fácil comprar uma TV que já tem conversor digital, mas se você ainda não pode comprar uma, há a possibilidade de comprar um conversor, que pode ser instalado facilmente na entrada UHF do seu aparelho. A sua TV analógica ficará apta a converter o sinal para o digital.
Com o sinal digital a imagem e o som têm 100% da qualidade original que foi transmitida, sem a possibilidade de interferências ou chuviscos, que são característicos do sinal analógico.
E você, já trocou a sua televisão para o sinal digital? Lembra-se de como era a experiência antes, com o sinal analógico, e agora, com o poderoso sinal digital? Compartilhe e deixe a sua opinião.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


101 Flares Twitter 0 Facebook 101 Google+ 0 101 Flares ×