Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Como funciona um sistema de telefonia VoIP

Sistema de telefonia VoIP
32 Flares Twitter 0 Facebook 32 Google+ 0 32 Flares ×

O VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet), é um sistema de telefonia que visa transformar diferentes sinais de áudio de origem analógica em dados digitais, que possam ser transmitidos pela internet ou qualquer tipo de rede de computadores com IP (Protocolo de Internet).

Uma das grandes facilidades desse tipo de sistema, é que é possível fazer uma ligação telefônica através de uma conexão de internet e o melhor: de forma gratuita. Atualmente, encontramos diversos softwares que disponibilizam esse tipo de serviço sem cobrar nada ao usuário, como é o caso do Skype.

Continue lendo e descubra mais sobre o sistema VoIP.

O sistema surgiu em meados da década de 90, porém, alcançou a popularidade apenas após a expansão da Internet banda larga. Ele pode funcionar de duas maneiras. A primeira é quando o sistema permite fazer uma ligação de um computador para outro computador. Neste exemplo, qualquer fala transmitida através de um microfone se transforma em um processo binário que é transmitido através da internet. A segunda permite fazer uma ligação para um celular ou telefone convencional. Neste exemplo, a fala também se transforma em uma informação (binária), transmitida da internet até as centrais de telefone, transformando-se assim em sinais analógicos, que são recebidos pelos telefones.

Se você utiliza um aparelho de telefone convencional, também pode utilizar o sistema VoIP, desde que contrate o serviço com a sua operadora. Para que o aparelho funcione com o sistema, ele vai precisar de um pequeno dispositivo: o ATA (adaptador telefônico analógico). O dispositivo funciona como um conversor, que captura o sinal analógico do telefone e converte para que ele seja transformado em dados digitais, que podem ser transmitidos via Internet.

Como funciona a ligação com sistema de telefonia VoIP?

Em uma ligação realizada pelo sistema VoIP, quando você tira o telefone do gancho, imediatamente é transmitido um sinal ao dispositivo ATA, que transmite o sinal de discagem, reconhecendo a conexão da Internet. Ao discar o número, os dados são convertidos pelo ATA de forma digital, com informações que ficam armazenadas durante algum tempo.

como funciona a ligação realiza com Voip

O número de telefone é enviado em forma de dados, com uma solicitação para ser processado pelo sistema VoIP.  O sistema então verifica se os dados são válidos, e direciona o mapeamento do número, que passa a ser identificado com um endereço IP.

O próximo passo conecta os dois aparelhos, em ambos os lados da ligação. Neste momento, o ATA recebe um sinal do número que foi discado para a chamada, fazendo com que o aparelho que vai receber a ligação toque. Quando o aparelho é atendido, uma sessão é estabelecida, e durante a chamada, os sistemas são convertidos mais uma vez, em sinal analógico, para que o áudio possa ser ouvido. Ao desligar o telefone, a conexão é fechada, e a sessão termina.

Ainda temos os telefones IP, que parecem com um telefone analógico normal, mas que utilizam conectores iguais aos das placas de rede de computadores (RJ-45), no lugar dos conectores padrões (RJ-11). Um telefone IP, consegue se conectar ao roteador diretamente, e já conta com tudo integrado para realizar a ligação em VoIP, descartando a necessidade de um ATA para conversão.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


32 Flares Twitter 0 Facebook 32 Google+ 0 32 Flares ×