Aquecedor solar caseiro – saiba como fazer o seu

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sem dúvidas fazer um aquecedor solar caseiro não é uma tarefa fácil, mas também não é nada tão impossível. Você vai precisar ter o material necessário, usar técnicas básicas e lembrar de alguns conceitos de física estudados na época da escola.

Tabela de disjuntores – Como escolher, normas, tipos, dicas, passo a passo

Aprenda como fazer a instalação de ar condicionado split – dicas, passo a passo

Aquecedor elétrico – Dicas, passo a passo

É uma forma barata de ter um sistema de aquecimento solar caseiro e ecológico. Você montando um aquecedor solar caseiro, economizará bastante em energia elétrica, diminuindo a sua conta de luz e vai contribuir para o meio ambiente.

O aquecedor solar caseiro é uma maneira de converter a energia do Sol em energia elétrica, sem que haja envolvimento de eletricidade ou outros fatores arriscados, mas sempre recomendamos ter cuidado.

O que preciso de material?

Abaixo listamos os materiais necessários para fazer o aquecedor solar caseiro:

  • 2 tubos de PVC de 32 mm e 70 cm de comprimento;
  • 2 joelhos de PVC de 90 º soldáveis de 32 mm;
  • 1 adaptador de PVC 32 mm por 1”;
  • Duas luvas de PVC soldáveis de 32 mm;
  • 3 caps PVC de 32 mm;
  • Uma placa EPS (para isolamento térmico);
  • 1 cap PVC com rosca de uma polegada;
  • Placa de forro de PVC modular alveolar de 1,25 x 0,62;
  • 1 esmalte sintético (não imobiliário) preto fosco (cerca de 40 ml por coletor);
  • 1 adesivo bi-componente ou resina isofitálica.

Além desses materiais, será preciso ter ferramentas e itens como: furadeira, pincel, pregos, lixas e trenas.

Como é feita a montagem do aquecedor solar caseiro?

Tendo o material em mãos, a montagem do aquecedor solar vai parecer bem mais fácil. Primeiro é preciso adaptar os tubos de PVC de 70 cm os fixando bem e fazendo um corte de 61 cm de comprimento.

Não deixe de centralizar o corte, distribuindo as margens de 4,5 cm para cada lado, ficando uniformemente. O corte deve ter 1,1 cm de largura. Com o corte feito, use a lixa para fazer o acabamento de maneira que a placa alveolar encaixe sem sobras.

Encaixe a placa nos dois tubos, verifique se ficaram bem presos. Limpe com álcool e deite sobre uma camada de jornal, usando o adesivo ou a resina em volta do encaixa, nos 2 canos, para que vede bem. É ideal deixar secar por duas horas, vire a estrutura e faça a mesma coisa do outro lado.

Espere 24 horas para secar totalmente e pinte uma das faces, a superior, da estrutura com o esmalte preto fosco. Pinte também a face superior, menos as pontas dos tubos, para que não impeça o encaixe dos outros objetos.


Instalações Elétricas: Montagem de um Quadro de Distribuição

Com a parte estrutural pronta, você terá o coletor pronto. Depois daí resta a montagem em relação à estrutura. Use os componentes que vedam as saídas de duas das quatro. As saídas que estão liberadas devem estar uma na diagonal da outra.

Em uma dessas duas saídas, deverá passar a entrada de água, pelo bombeamento da piscina e na outra, você deve encaixar a tubulação que faz o retorno da água para a piscina.

Pronto, o seu aquecedor solar caseiro está feito! Como mostramos, no início pode até parecer difícil, mas não é bem assim. Agora você poderá aproveitar todas as vantagens de ter um aquecedor solar caseiro na sua casa.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×