Ar condicionado aumenta muito o consumo de energia eletrica?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

É normal as pessoas associarem o aumento da conta de luz com o uso do ar condicionado, já que ele é um dos grandes colaboradores de consumo de energia. Isso ocorre porque todo aparelho que produz calor, costuma consumir mais energia elétrica. Entre esses aparelhos temos a geladeira, o chuveiro elétrico e o ferro de passar, objetos que acabam sendo utilizados diariamente.

Mas a pergunta que não quer calar é: o ar realmente gasta muita energia elétrica? Sim, por mais que existam muitos boatos sobre o consumo excessivo de energia pelo ar, ele realmente consome bastante.

Você pode encontrar pela internet várias tabelas que comparam o consumo de energia de uma casa com e sem o uso do ar condicionado. Realmente impressiona essa comparação.

 Como fazer a instalação de ar condicionado split

Como diminuir a conta de energia eletrica residencial

Apesar de eu ter visto tabelas comparativas e comentários a respeito do assunto, eu quis fazer meu próprio teste e certificar se haveria realmente um consumo alto com o uso do ar e no mês de abril de 2016 coloquei em prática. Veja o resultado abaixo.

Uso do ar condicionado e o uso normal

Um dos fatores que devem ser considerados em uma tabela para comparar o uso com e sem ar condicionado, é o uso normal dos aparelhos domésticos comuns, os mais encontrados são:

  • Uma geladeira (mais econômica)
  • Um microondas
  • Número de Computador e quanto tempo fica ligado
  • Carregadores de celulares
  • Dois aparelhos de televisão (novos e econômicos)
  • Uma máquina de lavar roupas
  • Ferro de passar (quanto tempo fica ligado?)
  • Número de chuveiros elétricos
  • Lâmpadas elétricas (comuns x LED)
  • Número de ventiladores de teto.

Veja se há mais algum ou se algo da lista não consta em sua casa, isso vai ajudar a você comparar a sua conta.

Como se faz a medição?

É bem simples, basta todos os dias pela manhã anote o número de consumo de energia do momento de kwhs no relógio de força. Nos dias posteriores faça a mesma coisa, subtraindo o valor do dia atual com o dia do anterior, sabendo exatamente quantos kwhs foram consumidos.

Como faço para economizar com o uso do ar?

Por mais que o ar consuma muita energia elétrica, há algumas formas de piorar ou melhorar a situação. Há algumas dicas que irão fazer você economizar.

Dimensiona a quantidade de btus necessário para que o local fique resfriado, isso porque se você colocar um ar com capacidade menor que o recomendado, ele precisará ficar mais tempo ligado para gelar o cômodo, fazendo com que ele consuma mais.

Deixar porta ou janela abertas com o ar ligado, gera o mesmo problema que falamos acima, ele não conseguirá resfriar o ambiente e vai ficar ligado por mais tempo tentando compensar.

Não deixe de comprar aparelhos com classificação A relacionado ao consumo de energia, além de conversar com o profissional que irá fazer a instalação sobre como vai ser a mesma e qual o melhor e mais econômico modelo.

Por mais que siga as dicas para economizar com o uso do ar, ele realmente consome bastante energia elétrica. Sabemos que em boa parte do ano é necessário usá-lo, mas não podemos de ser cautelosos para que não haja um susto com a chegada da conta de luz.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
75753